Prevenção de incêndios e situações emergenciais: servidores da Câmara passam por formação da Brigada.

Ao decorrer do mês de junho e julho, os servidores da Câmara Municipal de São José dos Pinhais passaram por um treinamento de brigada de emergência contra incêndios. Os participantes passaram por uma formação teórica e prática, aprendendo sobre ações de segurança como combate e prevenção de incêndios e emergências, primeiros socorros e planos de evacuação em caso de pânico. Enquanto isso, integrantes da equipe pedagógica da Escola de Cidadania passaram por um treinamento para abordagens de emergências, urgências, primeiros socorros e medidas contra assédio e pedofilia.

O projeto proponente do treinamento salienta a importância deste tipo de ação na Câmara e em outras instituições da administração pública. Este treinamento tem como objetivo estabelecer as condições mínimas para a formação de brigada composta por servidores desta casa, para atuação em áreas comuns e de risco, na prevenção e no combate de incêndio, emergências e urgências, a fim de proteger a vida e o patrimônio público, até a chegada do socorro especializado.

O servidor Técnico em Informática Diego Samy Frantz relatou sua experiência com o treinamento da brigada: “Foi muito interessante, pois vimos e praticamos diversas ações, tanto preventivas como localizar extintores, verificar validades e atentar-se à questões que envolvem grande circulação de pessoas, quanto emergenciais, como técnicas de ressuscitação e identificação e imobilização de traumas. Algumas vezes “tratar” da pessoa é simplesmente mantê-la imobilizada sob atenção e cuidados enquanto espera a chegada do socorro (…) o brigadista é tanto responsável pela segurança das pessoas quanto do patrimônio público, obviamente, priorizando a proteção das pessoas.”

Elisete Aparecida Dainezer, Copeira da Câmara, exemplificou algumas ações que aprendeu durante o treinamento: “O que mais me chamou a atenção é a importância em encontrar uma avaliação precisa antes de tomar uma atitude. É muito comum, por exemplo, oferecer remédios para pessoas que reclamam de dores ou algum mal estar, mas é importante avaliar com o máximo de exatidão antes de tomar alguma atitude”.

Uma equipe capacitada e devidamente equipada proporciona para a Câmara Municipal de São José dos Pinhais um ambiente mais seguro para seus servidores e que zela pelo patrimônio público do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support