Ciclo de Palestras do Junho Verde fala sobre água e soluções da natureza

O Ciclo de Palestras, que integra a programação do Junho Verde da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, abrangeu assuntos importantes relacionados à água e às soluções da natureza. O bate-papo aconteceu nesta sexta-feira (16), no Plenário da Casa, e recebeu dois palestrantes sobre os temas. O vereador Juliano Martins (PSC), presidente da Comissão de Urbanismo, Habitação, Serviços Públicos e Meio Ambiente, representou os parlamentares na abertura do Ciclo. Depois, foi a vez do vice-presidente da Casa, o vereador Samuel Pinheiro (Republicanos) estar presente e representar os parlamentares. Servidores, convidados e a imprensa estiveram presentes. Confira abaixo uma galeria de fotos.

Água

Pela manhã, o gestor socioambiental da Sanepar, Junio Ferreira Lima, esclareceu aspectos importantes sobre a importância de atuar como agentes de incentivo à economia da água. “Apenas 2,5% de toda a água que existe no planeta é aquela que podemos beber. A água salgada representa 97,5%. Desse total, que já é pouco, apenas 0.9% está em solo, pântanos e geadas”, alerta Junio.

Assista na íntegra:

Soluções na natureza

Durante a tarde, o gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário Guilherme Zaniolo Karam teve uma conversa sobre ‘Segurança hídrica por meio de soluções baseadas na natureza’.

Pelos estudos, 50% do PIB mundial é altamente dependente da natureza e dos serviços que ela presta. “Afinal, quais são esses serviços? Comida, remédio, água potável, regulação da qualidade do ar, do clima, polinização, e até mesmo turismo”, cita ele.

Assista na íntegra:

Mais palestras

Na próxima semana, o Ciclo de Palestras terá outros dois temas para a conclusão do bate-papo. Na segunda (19), o advogado e doutor em Meio Ambiente, José Gustavo Franco, falará sobre Economia Verde, no Plenário da Casa, às 14h30.

Na quinta-feira (22) é a vez das profissionais Ediane Ertel Werlang e Caroline Chiquin, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Pinhais, com o tema compostagem, às 14h30, também no Plenário da Casa.

As palestras serão transmitidas via TV Câmara pelo Youtube e Facebook.

Programação

A programação do Junho Verde segue na Casa com a exposição, em parceria com a Sanepar, sobre “Existência humana e a geração de resíduos”, com o intuito de ampliar o diálogo com a sociedade sobre o saneamento ambiental. Ela está disponível no corredor que dá acesso ao plenário da Casa até o dia 30 de junho.

Também até o fim desse mês, acontece a coleta de lixo eletrônico. Diversos aparelhos possuem componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem afetar o meio ambiente, contaminando rios e mares e também trazendo risco à saúde pública. Por isso, traga tudo aquilo que não usa mais e traga, até dia 29 de junho, até o hall de entrada da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support