Ciclo de Palestras do Junho Verde fala sobre água e soluções da natureza

O Ciclo de Palestras, que integra a programação do Junho Verde da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, abrangeu assuntos importantes relacionados à água e às soluções da natureza. O bate-papo aconteceu nesta sexta-feira (16), no Plenário da Casa, e recebeu dois palestrantes sobre os temas. O vereador Juliano Martins (PSC), presidente da Comissão de Urbanismo, Habitação, Serviços Públicos e Meio Ambiente, representou os parlamentares na abertura do Ciclo. Depois, foi a vez do vice-presidente da Casa, o vereador Samuel Pinheiro (Republicanos) estar presente e representar os parlamentares. Servidores, convidados e a imprensa estiveram presentes. Confira abaixo uma galeria de fotos.

Água

Pela manhã, o gestor socioambiental da Sanepar, Junio Ferreira Lima, esclareceu aspectos importantes sobre a importância de atuar como agentes de incentivo à economia da água. “Apenas 2,5% de toda a água que existe no planeta é aquela que podemos beber. A água salgada representa 97,5%. Desse total, que já é pouco, apenas 0.9% está em solo, pântanos e geadas”, alerta Junio.

Assista na íntegra:

Soluções na natureza

Durante a tarde, o gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário Guilherme Zaniolo Karam teve uma conversa sobre ‘Segurança hídrica por meio de soluções baseadas na natureza’.

Pelos estudos, 50% do PIB mundial é altamente dependente da natureza e dos serviços que ela presta. “Afinal, quais são esses serviços? Comida, remédio, água potável, regulação da qualidade do ar, do clima, polinização, e até mesmo turismo”, cita ele.

Assista na íntegra:

Mais palestras

Na próxima semana, o Ciclo de Palestras terá outros dois temas para a conclusão do bate-papo. Na segunda (19), o advogado e doutor em Meio Ambiente, José Gustavo Franco, falará sobre Economia Verde, no Plenário da Casa, às 14h30.

Na quinta-feira (22) é a vez das profissionais Ediane Ertel Werlang e Caroline Chiquin, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Pinhais, com o tema compostagem, às 14h30, também no Plenário da Casa.

As palestras serão transmitidas via TV Câmara pelo Youtube e Facebook.

Programação

A programação do Junho Verde segue na Casa com a exposição, em parceria com a Sanepar, sobre “Existência humana e a geração de resíduos”, com o intuito de ampliar o diálogo com a sociedade sobre o saneamento ambiental. Ela está disponível no corredor que dá acesso ao plenário da Casa até o dia 30 de junho.

Também até o fim desse mês, acontece a coleta de lixo eletrônico. Diversos aparelhos possuem componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem afetar o meio ambiente, contaminando rios e mares e também trazendo risco à saúde pública. Por isso, traga tudo aquilo que não usa mais e traga, até dia 29 de junho, até o hall de entrada da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.