Junho Verde: Câmara de SJP promove uma série de ações sobre educação ambiental

O ‘Junho Verde’ é um mês dedicado à sensibilização e conscientização ambiental. O principal objetivo é o de mobilizar todos os setores da sociedade em relação às questões do meio ambiente. Afinal, a luta contra a degradação ambiental é uma tarefa coletiva.

Para defender o nosso planeta e ampliar o debate, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais vai promover durante todo o mês de junho uma série de ações.

Haverá um posto de coleta de lixo eletrônico, quando – no fim do mês – todos esses materiais arrecadados serão doados para a APAE – São José dos Pinhais, que reverterá a venda desses equipamentos em ações para a instituição.

Por meio da Escola de Cidadania, os adolescentes que integram o Parlamento Jovem farão uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) Miringuava. Outro grupo de adolescentes, que fazem contraturno na Casa Verde, farão um passeio ao Memorial Iguaçu.

Com temas pertinentes e atuais, o Junho Verde promove um ciclo de palestras, que acontece do dia 16 ao dia 22, com especialistas na área do meio ambiente.

Para fechar a programação, haverá uma exposição, em parceria com a Sanepar, pelos corredores da Câmara. A ideia é trazer algumas reflexões sobre o saneamento ambiental.

Confira a programação completa:

Ações que fazem a diferença

Os equipamentos eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem afetar o meio ambiente, contaminado rios e mares e também trazendo risco à saúde pública. É preciso descartar corretamente esses materiais.

Pensando nisso, a Câmara Municipal de SJP vai se tornar um ponto de coleta de lixo eletrônico, durante a campanha Junho Verde.

Traga tudo aquilo que não usa mais:

Celular, computador, teclado, mouse, fone de ouvido, controle remoto, televisor, câmera digital, relógio, cabo de transferência, eletrodoméstico, pilha e bateria, entre outros.

Data: de 5 a 29 de junho

Hall de entrada da Câmara Municipal de São José dos Pinhais

 

Conhecer para cuidar

Para sensibilizar a coletividade nas ações da educação ambiental, dois grupos de adolescentes, com o apoio e organização da Escola de Cidadania, participarão ativamente da campanha institucional ‘Junho Verde’, promovido pela Câmara Municipal de São José dos Pinhais:

– 12 de junho – Adolescentes que integram o programa Parlamento Jovem visitarão a Estação de Tratamento de Água (ETA) Miringuava.

– 27 de junho – Adolescentes do contraturno da Casa Verde visitarão o Memorial do Rio Iguaçu.

 

Debatendo o assunto

 

– Ciclo da água

Gestor socioambiental da Sanepar – Junio Ferreira Lima.

Bate-papo sobre conscientização para o consumo, reciclagem, e o uso de água. A importância da formação de consciência ecológica cidadã.

Dia 16 das 9h30 às 11h30, no Plenário da Casa

 

Segurança hídrica

Gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário – Guilherme Zaniolo Karam

Uma conversa com o especialista em análise ambiental sobre ‘Segurança hídrica por meio de soluções baseadas na natureza’.

Dia 16/06 das 14h30 às 16h30, no Plenário da Casa

 

– Economia Verde

Advogado, Doutor em Meio Ambiente – José Gustavo Franco.

De que forma incentivar economicamente atividades relacionadas à preservação ambiental?

Dia 19 das 14h30 às 16h30, no Plenário da Casa

 

– Na prática

Ediane Ertel Werlang e Caroline Chiquin, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Pinhais.

Como transformar o dia a dia em ações? Saiba mais sobre a destinação correta dos resíduos e como fazer compostagem em casa.

Dia 22 das 14h30 às 16h30, no Plenário da Casa

 

Amostra de reflexões

Integra também a programação do ‘Junho Verde’ uma exposição, em parceria com a Sanepar, com o intuito de ampliar o diálogo com a sociedade sobre o saneamento ambiental.

A exposição apresenta múltiplas angulações das relações estabelecidas entre a humanidade e a sua produção de resíduos.

A partir das ações simples do dia a dia, como o ir comprar pão, para a escola ou para o trabalho, até o lavar a louça o participante é levado a pensar nos resíduos que cada uma dessas práticas gera.

Prepare-se para ser desafiado a pensar sobre a percepção equivocada de que ao jogar “qualquer coisa” na lixeira, fizemos a nossa parte diante dos resíduos gerados pelos produtos que consumimos.

– “Existência humana e a geração de resíduos” estará no corredor de cima da Câmara Municipal de SJP de 15 a 30 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support