Vereadores querem selo ‘Pet Bem-Vindo’ em comércios de São José dos Pinhais

Os vereadores da Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovaram, em 1ºturno, o Projeto de Lei nº 741/2023 que cria o selo “Pet Bem-Vindo” no município. O PL do vereador Juliano Martins (PSC) recebeu a aprovação por unanimidade da Casa, na 30ª Sessão Ordinária, nesta quinta-feira (25). Com isso, o comércio apto a desejar a circulação de animais, poderá ter o selo fixado oficialmente. Agora, o Projeto de Lei será votado em 2º turno.

De acordo com o documento, o objetivo é certificar oficialmente hotéis, shoppings, lojas, bares e restaurantes que desejam autorizar a entrada, circulação e permanência de animais de estimação, acompanhado dos seus tutores. O artigo 2 diz que o selo “PET BEM-VINDO“ deverá ser utilizado pelos estabelecimentos que optarem por este tipo de permissão, anexando-o na entrada do estabelecimento, em local visível e sem obstáculos que impeçam a sua visualização.

O documento diz que ‘cada vez mais nos deparamos com situações diárias onde os animais são companheiros inseparáveis das famílias’. É comum idosos e crianças, que não dispensam a companhia dos seus animais de estimação, deixarem de frequentar certos lugares por não conseguirem permanecer naquele local com os bichos. Diante disso, o vereador acredita que ‘esse pequeno gesto será de grande valia para todos os apreciadores dos animais’.

Agora, o Projeto de Lei retorna à Ordem do Dia da próxima Sessão Plenária para ser apreciado em 2º turno.

Projetos em 1º turno

Por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei nº 727/2023 do vereador Delegado Michel (PSD), que institui a “Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)” e a insere no Calendário Oficial de Eventos na cidade.

Também foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 735/2023, do Poder Executivo, que cria o Programa Educativo nas Escolas Públicas e Privadas no âmbito do Município de São José dos Pinhais e dispõe sobre a criação dos Pipódromos. Do Poder Executivo, aprovado o Projeto de Lei nº 737/2023 que acresce dispositivos na Lei nº 525, de 25 de março de 2004, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais. Também do Poder Executivo, o Projeto de Lei nº 736/2023 que altera e revoga os dispositivos da lei n° 1.726 de 16 de maio de 2011, que dispõe sobre a instituição do Sistema Municipal Saúde Escola.

Por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei nº 744/2023 do vereador Alex Purkote (Cidadania), que fala sobre a disponibilização de relatório dos estabelecimentos locados e não locados que façam a armazenagem de materiais e equipamentos.

A Câmara também aprovou a abertura de Crédito Adicional Suplementar no Orçamento Geral do município nas áreas do Meio Ambiente; Cultura; Administração e Recursos Humanos.Usaram a tribuna, os vereadores: Gilberto Mello (Cidadania); Silvio Santo e Abílio Alves (Cidadania).

Homenagem
Padre Hélio foi homenageado na 30ª Sessão Ordinária. Foto: CMSJP/Divulgação
Na Sessão desta quinta-feira (25), a Casa prestou homenagem ao Padre Hélio Forte Claro por completar quatro anos de ordenação sacerdotal e também pelos relevantes serviços prestados à comunidade são-joseense. Ele recebeu Reconhecimento e Votos de Louvor, por meio do vereador Silvio Santo (Republicanos), aprovado por todos os parlamentares.

Um comentário em “Vereadores querem selo ‘Pet Bem-Vindo’ em comércios de São José dos Pinhais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support