Semana da Adoção é aprovada pela Câmara de São José dos Pinhais

A adoção tardia e o incentivo para que o tema seja mais discutido ganharam o apoio dos vereadores de São José dos Pinhais. A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 703/2023 que cria a Semana da Adoção e de Incentivo à Adoção Tardia no município. O PL é dos vereadores Samuel Pinheiro (Republicanos) e Gilberto Mello (Cidadania) e foi aprovado durante 26ª Sessão Ordinária, na quinta-feira (11).

Aprovado pela unanimidade, o projeto fixa a Semana Municipal da Adoção e de Incentivo à Adoção Tardia no dia 25 de maio, quando acontece o Dia Nacional da Adoção.

A Semana será de reflexão, comemoração e a realização de campanhas de conscientização, que sensibilizem e deem publicidade ao tema adoção. O incentivo à Adoção Tardia acontece por meio da divulgação dos procedimentos para a realização da adoção e os dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA). Também, apresentação sobre os programas de apadrinhamento e família acolhedora.

 

Vereadores durante a 26ª Sessão Ordinária, nesta quinta-feira (11). Foto: CMSJP/Divulgação

 

“Em relação a Adoção Tardia, o objetivo é informar a população, em especial os candidatos à adoção, das possibilidades que se apresentam quando se adota uma criança com mais de 3 (três) anos. Divulgar histórias reais e o número de crianças mais velhas a espera de uma família, além de quebrar paradigmas e preconceitos que acompanham a adoção de adolescentes. A inadequação das crianças disponíveis para adoção ao perfil desejado pelos pretendentes faz com que muitas crianças vivam anos em abrigos”, diz o documento.

O Projeto de Lei nº 708/2023, do vereador Silvio Santo, também foi aprovado por unanimidade, durante a Sessão. O PL dispõe sobre a política de atenção integral à saúde das pessoas com deficiência, síndromes raras e doenças raras no munícipio de São José dos Pinhais.

Os vereadores ainda aprovaram o requerimento nº 70 de 2023, do vereador José Possebon, que decide pelos Votos de Louvor e Reconhecimento à Maria Thereza Romanó, a 1ª diretora da Escola Estadual Tiradentes, no início dos anos 70. Também, a vereadora Fátima de Paula, por meio do requerimento nº 75, pede registro de Votos de Pesar pelo falecimento de Maria Gomes da Costa, na última segunda-feira (8).

Usaram a tribuna na Sessão de hoje: Samuel Pinheiro (Republicanos); Renan Machado (PL); Fátima de Paula (Podemos); Silvio Santo (Republicanos); Prof. Abelino (Cidadania), José Possebon (Pros); Alex Purkote (Cidadania); Abílio Alves (Cidadania); Juliano Martins (PSC).

1º turno

Pela unanimidade, os vereadores aprovaram em, 1º turno de discussão, o Projeto de Lei nº 630/2022, da vereadora Fatima de Paula, que institui a Campanha Municipal 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres no município de São José dos Pinhais.

A próxima sessão está marcada para terça-feira (16), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support