Câmara aprova programa de regularização fundiária em São José dos Pinhais

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovou, nesta quinta-feira (2), o Projeto de Lei nº 675/2023, que autoriza o início dos procedimentos de titulação dos lotes que estão em áreas irregulares na cidade. Por unanimidade, os vereadores autorizaram que o Programa Moradia Legal, realizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e Ministério Público (MPPR), seja colocado em prática na cidade.

Na 7ª Sessão Ordinária, o texto aprovado pela Casa ‘legitima, instrumentaliza e autoriza o procedimento de titulação’ de diversas famílias que não possuem documentos de comprovação habitacional.

No documento oficial enviado à Casa, o Programa Moradia Legal quer contribuir para o alcance da justiça social, ao garantir a documentação efetiva de lotes. Essa conquista traz segurança aos moradores, além de permitir o acesso à financiamentos e resultar na valorização dos imóveis.

O Programa Moradia Legal será operacionalizado por equipe técnica capacitada em regime de cooperação parametrizada pelo Poder Judiciário.

Os vereadores usaram a palavra para enaltecer o Poder Executivo, por meio do secretário de Habitação, João Cordeiro, conhecido como João do Suco, pela iniciativa do município em aderir ao programa.

 

Mesa Diretiva acompanhando a 7ª Sessão Ordinária. Foto: Divulgação/CMSJP

 

Projetos de Lei

Entre as aprovações, está o Projeto de Lei nº 586 de 2022, do vereador Paulinho Maradona, que declara a Utilidade Pública Municipal a Associação de Pais, Mestres e Funcionários Elza Scherner Moro – da instituição de ensino Elza Scherner Moro.

Com a presença de profissionais da área na Casa para acompanhar os trâmites, o Projeto de Lei nº 620 de 2022, do Poder Executivo, que dispõe sobre a reorganização da estrutura dos Conselhos Tutelares, no município de São José dos Pinhais, recebeu emenda do vereador Abílio Alves (Cidadania) e, com isso, retorna à Comissão.

Comissão

A Câmara aprovou também a criação da Comissão Especial para acompanhamento das tratativas do Poder Executivo para a instalação de uma multinacional na cidade. O objetivo é dar transparência e prestar informações completas e concretas à população, de acordo com a justificativa do documento.

Por assinatura no requerimento da maioria, a Comissão aberta será composta por sete vereadores e terá a conclusão assim que os trabalhos sejam finalizados.

A próxima sessão está marcada para a próxima terça-feira (07), a partir das 9 horas, com transmissão no canal oficial no Youtube da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

Um comentário em “Câmara aprova programa de regularização fundiária em São José dos Pinhais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support