Em 1ª sessão, Câmara de SJP recebe prefeita da cidade e aprova Projetos de Lei

Em sua fala, Nina Singer pediu apoio aos vereadores e marcou reunião para próxima semana

Os vereadores da Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovaram nesta quinta-feira (2), na 1ª Sessão Ordinária do 1º período Legislativo de 2023, dois Projetos de Leis que estavam em pauta na Casa. A nova Mesa Diretora, empossada para o biênio 2023-2024, comandou as tratativas.

A sessão plenária da Câmara contou com a visita da prefeita do município, Nina Singer, que cumprimentou os vereadores nesse início de ano Legislativo. “Teremos muito trabalho nos próximos meses e vou contar com cada um de vocês. A partir de agosto, estaremos com o projeto do nosso hospital, entre outras ações, como a vinda de uma grande empresa para nossa cidade”, anunciou a prefeita.

Nina aproveitou o espaço na tribuna para convidar os vereadores para uma grande reunião na Prefeitura de São José dos Pinhais, na próxima semana. “Tenho certeza que o diálogo virá sempre em 1º lugar e, por isso, me adianto e os convido a uma reunião, com todos os vereadores na Prefeitura. São vocês que estão nos bairros e ouvindo diretamente a população. Acredito que possamos crescer trabalhando com respeito e diálogo, mesmo com divergências, e fazer uma política com ética e transparência”, finalizou.

Acompanhando a prefeita Nina Singer, estavam o Chefe de Gabinete André Gabardo e o procurador do município, Gustavo Aécio Barbosa Lopes.

Presidente

Em sua 1ª sessão ordinária como presidente da Casa, o vereador Allax Siqueira (PTB) usou a tribuna para ressaltar o compromisso da atual Mesa Diretora com a independência nas ações na Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

“Agradeço aos onze votos que me possibilitaram ser presidente, mas tenho que lembrar: sou presidente de uma Câmara composta por 21 vereadores. Minha principal missão é buscar independência do Legislativo, de forma respeitosa, ciente das prerrogativas constitucionais, para que cada um cumpra com seu papel, em busca da qualidade de vida de cada cidadão são-joseense”, destacou.

Segundo o presidente da Casa, a independência da Câmara Municipal é uma característica fundamental para a democracia. “Ela garante a representação dos interesses da comunidade e o equilíbrio entre os poderes. Ela (a independência) permite que nós, vereadores, possamos tomar decisões livres, sem interferência externa. Isso desde que estejamos dentro da Constituição Federal. Às vezes, a falta de independência pode levar uma concentração excessiva do poder em mãos de um determinado grupo, prejudicando as funcionalidades da democracia”, defendeu.

O presidente Allax Siqueira aproveitou para relembrar a estreita relação afetiva que possui com a Câmara. “Esse momento tem um grande significado para mim, me vem à memória, propósitos e ideais que venho construindo ao longo de toda minha vida. Desde a juventude, aos 14 anos, quando me propus a participaram do programa vereador mirim por meio do Colégio Silveira da Mota, tive o privilégio de presidir uma sessão aqui dentro dessa Câmara. Ou seja, alguma coisa dizia que a causa pública faria parte da minha vida”, disse, emocionado.

Defesa

O vereador Renan Machado (PL) fez uso da tribuna para defender o Projeto de Lei 654/2023 – Projeto de Lei Etiqueta Individual – apresentado nessa quinta-feira (2). “Em tese, essa lei menciona que fica expressamente proibida a denominada linguagem neutra na grade curricular e no material didático de instituições de ensino público e privado, assim como editais de concursos públicos municipais”, disse ele.

Na defesa, o vereador afirma que pretende garantir o direito ao aprendizado na sua forma culta da Língua Portuguesa. O Projeto de Lei será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão da Educação (CE) da Casa.

Pedidos

Ainda, o vereador Silvio Santo (Republicanos) usou o tempo de tribuna para reiterar pedidos a Prefeitura de São José dos Pinhais. “Ali no Jardim Monte Líbano uma cerca precisa ser consertada. Passou um ano desse pedido. Alterou de 10 para 50 metros, agora”, disse. O vereador pede ainda para que uma equipe de Obras do município faça intervenções no desmoronamento na Rua Almirante Alexandrino esquina com a R. Dep. Arnaldo Faivro Busato, no Afonso Pena.

“A Prefeitura menciona a Sanepar, mas na Sanepar dizem que é a Prefeitura. Volto na Prefeitura, e ouço que é na Sanepar. E nisso, os moradores ficam lá com medo de cair nesse buraco”, finalizou.

Projetos aprovados

Na Ordem do Dia, em 2º turno de discussão, o Projeto de Lei nº 577/2022, do vereador Alex Purkote (Cidadania), foi votado e aprovado. A proposta cria o Programa Mãe Coruja SãoJoseense, que garante ações para atenção integral a gestantes, mães e bebês até um ano de vida. O objetivo é reduzir a mortalidade materna e infantil na cidade.

Em 1º turno de discussão, de autoria do poder executivo, a votação do Projeto de Lei 601/2002 foi favorável e autoriza o Poder Executivo Municipal a permutar imóvel pertencente ao Patrimônio Público Municipal. O terreno em questão, conforme documento enviado e protocolo na Casa, pertence a Mitra da Diocese de São José dos Pinhais. O objetivo é regularizar a área onde funciona a Unidade de Saúde (UBS) Contenda.

Ambos Projetos de Lei foram aprovados por unanimidade entre os vereadores presentes.

A próxima sessão está marcada para a próxima terça-feira (7), a partir das 9 horas, com transmissão no canal oficial no Youtube da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support