Aniversário de 20 anos da Lei de Libras é comemorado na Câmara Municipal

 

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais celebrou, durante a sessão desta terça-feira (26), a passagem dos 20 anos da instituição da lei federal nº 10436/2002, conhecida como Lei de Libras. A legislação reconhece a Língua Brasileira de Sinais como um dos meios formais de comunicação no Brasil.

Na ocasião, o presidente da Feneis – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, Luciano Canesso, falou sobre os desafios ainda enfrentados pela comunidade surda. “Precisamos que a nossa comunicação seja respeitada para termos acesso à informação. A Lei de Libras nos garante essa segurança, antes estávamos perdidos e hoje temos essa condição de conhecimento”, disse.

Também estiveram presentes, o secretário de educação, Aldrian Matoso e professores e alunos da Escola Especial Professora Ilza de Souza Santos. O secretário anunciou, em tribuna, que a Escola terá sua sede própria (pois funciona na sede da Escola Padre Pedro Fuss) nos próximos meses.

A Câmara Municipal promove a inclusão da comunidade surda de São José dos Pinhais: desde setembro de 2021, as sessões são traduzidas em Língua Brasileira de Sinais. A Câmara é a ser a segunda Casa Legislativa do Paraná a oferecer o recurso em parceria com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

Luciano Canesso, presidente da Feneis.

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de imprensa 26.04.2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support