Aniversário de 20 anos da Lei de Libras é comemorado na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais celebrou, durante a sessão desta terça-feira (26), a passagem dos 20 anos da instituição da lei federal nº 10436/2002, conhecida como Lei de Libras. A legislação reconhece a Língua Brasileira de Sinais como um dos meios formais de comunicação no Brasil.

Na ocasião, o presidente da Feneis – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, Luciano Canesso, falou sobre os desafios ainda enfrentados pela comunidade surda. “Precisamos que a nossa comunicação seja respeitada para termos acesso à informação. A Lei de Libras nos garante essa segurança, antes estávamos perdidos e hoje temos essa condição de conhecimento”, disse.

Também estiveram presentes, o secretário de educação, Aldrian Matoso e professores e alunos da Escola Especial Professora Ilza de Souza Santos. O secretário anunciou, em tribuna, que a Escola terá sua sede própria (pois funciona na sede da Escola Padre Pedro Fuss) nos próximos meses.

A Câmara Municipal promove a inclusão da comunidade surda de São José dos Pinhais: desde setembro de 2021, as sessões são traduzidas em Língua Brasileira de Sinais. A Câmara é a ser a segunda Casa Legislativa do Paraná a oferecer o recurso em parceria com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

Luciano Canesso, presidente da Feneis.

Assessoria de imprensa 26.04.2022