Audiência pública debate políticas voltadas ao Autismo

A Câmara Municipal, por iniciativa da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos, promoveu, na noite desta terça-feira (05), audiência pública para debater políticas de educação e saúde voltadas ao Transtorno do Espectro Autista.

Durante o evento, deram seus depoimentos familiares de crianças e jovens autistas, representantes da Ong Falando Sobre Autismo, os secretários municipais de saúde e educação, Giuvana Casagrande e Aldrian Matoso, a prefeita Nina Singer e o presidente da Comissão, vereador Silvio Santo. Também estiveram presentes, os vereadores Professor Wellington e Sinésio.

Ao abrir o debate, Silvio Santo apresentou um histórico da luta pelos direitos da pessoa autista em São José dos Pinhais e da dificuldade para se fazer cumprir as leis relacionadas ao tema. Para ele, ainda há um longo caminho para que os direitos sejam assegurados de maneira plena e para que o preconceito seja eliminado da sociedade. “Mas é dessa maneira que vamos transformando o comportamento social. Se nós considerarmos que o autismo é uma questão de comportamento, de comunicação e sociabilização, então essa comunicação em nós não pode ser falha”, disse.

As mães da Ong Falando Sobre o Autismo falaram sobre a dificuldades que enfrentam e o amor que dedicam aos seus filhos. Elas também apresentaram demandas públicas na área de saúde e educação aos secretários presentes. Após, Giuvana Casagrande e Aldrian Matoso responderam aos questionamentos e discorreram sobre projetos em andamento em suas respectivas pastas.

De acordo com a Comissão, o debate continuará aberto durante uma semana para envio de sugestões e questionamentos. Ao final do período será gerado um relatório conclusivo, que será enviado ao Poder Executivo para que conheça e proporcione soluções às demandas apresentadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de imprensa 06.04.2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support