Novembro Azul: Campanha de prevenção ao câncer de próstata

Com o fim de outubro e da campanha de prevenção ao câncer de mama, entramos em novembro com mais um importante lembrete de saúde: a prevenção ao câncer de próstata. A campanha Novembro Azul visa lembrar os homens sobre a importância dos exames preventivos para o diagnóstico precoce e maiores chances de sucesso no tratamento.

Ainda existe um grande tabu em relação aos exames realizados para detecção desta doença. O exame de toque retal é importante em casos em que os exames de sangue detectem alterações na próstata. Ele pode diagnosticar precocemente o câncer na região, já que no começo a doença não apresenta sintomas.

De acordo com reportagem da CNN Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo que mais atinge os homens: cerca de 65 mil casos são registrados no Brasil ao ano, desses, 15 mil vão a óbito. Mas com o diagnóstico precoce existem 90% de chances de cura. Por isso, os urologistas recomendam que homens a partir dos 50 anos façam exames regulares, e caso haja casos na família, a recomendação é que a prevenção comece aos 40.

Além do tabu quanto ao exame de toque retal existem alguns mitos que devem ser descontruídos. Veja alguns:

1) Vasectomia não causa câncer de próstata;

2) Não existe exame que substitua o exame de toque retal;

3) Não é uma doença que acomete apenas idosos. Casos na família podem aumentar o risco de homens abaixo dos 50 anos desenvolverem a doença.

O que é a próstata? É uma glândula existente apenas no sexo masculino. Ela pertence ao sistema reprodutor do homem e sua principal função é produzir esperma. Está localizada abaixo da bexiga e pesa cerca de 20 gramas.

Assessoria de imprensa 09.11.2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support