Estágio: experiência essencial para a entrada no mercado de trabalho e aprendizado

A exigência da escolha profissional nos chega ainda na adolescência: ao entrar no ensino superior, o estudante começa a vivenciar a experiência acadêmica do curso escolhido por ele. Esse aprendizado é essencial para o desenvolvimento do futuro profissional. Mas só a teoria, sabemos, não basta: é preciso colocar a mão na massa e praticar os ensinamentos teóricos. Por isso, os currículos incluem a experiência do estágio para a formação completa.

Na Câmara Municipal são, atualmente, 87 estagiários dos mais diversos cursos: direito, administração, contabilidade, comunicação, design, entre outros. A Câmara apoia a realização de estágios para o bom aperfeiçoamento profissional dos estudantes. O estágio, mais que uma experiência no mercado de trabalho é também um bom termômetro da área em que o estudante pretende se especializar e seguir carreira.

A Amanda Santos, que cursa a faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Universidade Positivo, nos contou um pouco sobre seu trabalho aqui no Legislativo. “No meu curso o estágio não é obrigatório, mas mesmo assim quis fazer para adquirir experiência profissional e melhorar meu currículo. Aqui tenho aprendido várias coisas com o pessoal da Divisão de Informática: o Max, o Diego e o Renan”, disse. A Amanda é estagiária da TI há quase dois anos e pretende se especializar em infraestrutura de redes.

Nós também conversamos com o Rudney Soares, coordenador de estágios da Cmsjp. Ele listou dicas imprescindíveis para o bom aproveitamento das atividades. “Para realizar um bom estágio o estudante deve desempenhar as suas tarefas com dedicação e deve estar sempre atento à pontualidade, frequência e à realização dos relatórios semestrais de avaliação. É importante também conhecer bem o seu contrato de estágio e a legislação referente ao programa de estágios: da Câmara (Resolução nº 114/2019); e a Lei Federal (11.788/2008)”.

“O estágio é essencial para o desenvolvimento acadêmico por proporcionar um contato direto do estudante com o ambiente profissional, no qual é possível vivenciar na prática os aprendizados teóricos, além de possibilitar a troca de ideias, experiências e contatos profissionais”, completa ele.

Assessoria de imprensa 18.10.2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support