Audiência pública debate volta às aulas presenciais em São José dos Pinhais

A Câmara Municipal realizou, por meio da comissão de educação, na noite desta sexta-feira (09), audiência pública para debater a volta às aulas presenciais na rede municipal de ensino de São José dos Pinhais no segundo semestre.

A prefeita Nina Singer abriu as discussões. “Nós, enquanto prefeitura, nos reunimos com toda equipe da educação e saúde para levantar demandas e o que se poderia fazer. Mas é importante este debate amplo para que as pessoas possam trocar ideias para buscarmos o melhor para o bem comum”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Abilio Alves, também destacou a importância da ocasião e o papel do legislativo no debate. “Ouvir a população é o sentido da Câmara de Vereadores, pois somos os representantes do povo. Parabenizo a iniciativa da comissão de educação e acredito que é através do diálogo que encontraremos a solução”.

Ao fazer uso da palavra, o secretário de educação, Aldrian Matoso apresentou uma retrospectiva dos seis meses de mandato e falou sobre a atual situação. “Começamos do zero e iniciamos os procedimentos para equipar nossas unidades: aquisição de equipamentos de proteção individual”, explicou Aldrian. O secretário exibiu números: foram adquiridos 500 termômetros digitais; 115 mil máscaras em tecido (média de 3 máscaras por aluno); 5 mil caixas de luvas; 1000 tapetes sanitizantes; 2 mil dispensers de parede para álcool em gel; 2500 pulverizadores de álcool liquido, entre outros itens de proteção e higienização.

Também falaram sobre o tema, a secretaria de saúde, o conselho de educação do município, o sindicato dos servidores públicos municipais e a comissão de educação da Câmara. Os demais participantes puderam apresentar suas considerações, sugestões e dúvidas, enriquecendo assim, o debate.

O presidente da comissão de educação, vereador Professor Wellington, encerrou as atividades apresentado suas considerações finais. “Faz-se muito importante a cautela nesse momento, não podemos falar em recuperar depois. É tempo de prudência, a vacina está chegando, em questão de semanas todos nós estaremos vacinados. A vida precisa ser valorizada”, encerrou ele. O vereador também fez questão de parabenizar os profissionais de educação por seu trabalho durante a pandemia.

Na ocasião, estiveram presentes os vereadores membros da comissão, Professor Wellington, Wilson Cabelo e Luiz Monteiro; o presidente do Legislativo, Abilio Alves; a prefeita Nina Singer; o vice-prefeito, Professor Assis; o secretário de educação, Aldrian Matoso; a secretária de saúde, Giuvana Casagrande; o presidente do conselho de educação, Ana Lucia Rodrigues; a presidente interina do Sinsep, Sâmia Leiza; os vereadores Juliano Martins, Denilson Grilo, Samuel Pinheiro, Silvio Santo, Paulinho Maradona e Sinésio; representantes de escolas públicas e particulares, além da comunidade escolar, que pôde participar através do canal da Câmara no Youtube.

Fotos: @teles_santos_

Assessoria de imprensa 10/07/2021