07 de abril: Dia Mundial da Saúde

Neste momento delicado pelo qual o mundo todo passa, o Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quarta-feira (07), é uma oportunidade para reflexão, agradecimento e conscientização.

A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde em 1948 e, a cada ano, um tema específico é debatido. Em 2021, obviamente, a pandemia de coronavírus é o assunto central. A Opas – Organização Pan-Americana de Saúde, um “braço” da OMS nas Américas, lançou, em alusão à data, a campanha “Construir um Mundo Mais Justo, Equitativo e Saudável após a Covid-19 na Região das Américas”. O objetivo principal é diminuir as desigualdades em relação ao acesso aos serviços de saúde.

“A COVID-19 atingiu duramente todos os países, mas seu impacto foi mais grave nas comunidades que já enfrentam vulnerabilidade significativa e estão mais expostas à doença, são menos propensas a ter acesso a serviços de saúde de qualidade e têm maior probabilidade de experiências adversas como consequência das medidas implementadas para conter a pandemia”, cita o comunicado da Opas relacionado ao tema.

A saúde envolve não apenas aspectos físicos, como também mentais. Segundo pesquisas, os transtornos de ansiedade, insônia e depressão têm aumentado muito durante a pandemia. O medo de perder o emprego, ser contaminado, não ter atendimento adequado caso fique doente, de perder pessoas queridas e vários outros são motivos para que os níveis de estresse se mantenham em alta.

Assessoria de imprensa 07.04.2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support