07 de abril: Dia Mundial da Saúde
Neste momento delicado pelo qual o mundo todo passa, o Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quarta-feira (07), é uma oportunidade para reflexão, agradecimento e conscientização.
A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde em 1948 e, a cada ano, um tema específico é debatido. Em 2021, obviamente, a pandemia de coronavírus é o assunto central. A Opas – Organização Pan-Americana de Saúde, um “braço” da OMS nas Américas, lançou, em alusão à data, a campanha “Construir um Mundo Mais Justo, Equitativo e Saudável após a Covid-19 na Região das Américas”. O objetivo principal é diminuir as desigualdades em relação ao acesso aos serviços de saúde.
“A COVID-19 atingiu duramente todos os países, mas seu impacto foi mais grave nas comunidades que já enfrentam vulnerabilidade significativa e estão mais expostas à doença, são menos propensas a ter acesso a serviços de saúde de qualidade e têm maior probabilidade de experiências adversas como consequência das medidas implementadas para conter a pandemia”, cita o comunicado da Opas relacionado ao tema.
A saúde envolve não apenas aspectos físicos, como também mentais. Segundo pesquisas, os transtornos de ansiedade, insônia e depressão têm aumentado muito durante a pandemia. O medo de perder o emprego, ser contaminado, não ter atendimento adequado caso fique doente, de perder pessoas queridas e vários outros são motivos para que os níveis de estresse se mantenham em alta.
Assessoria de imprensa 07.04.2021