2 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Nesta sexta-feira, 02 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi instituída em 2007 pela Onu, com objetivo de esclarecer a população sobre este transtorno e combater o preconceito.

Em São José dos Pinhais, a Lei nº 2799/2019 criou a Semana Municipal da Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro Autista, que acontece, anualmente, na primeira semana de abril. A Lei é de autoria do vereador Silvio Santo, que também propôs a Lei nº 2817/2017, que determina a inserção de placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo em estabelecimentos públicos e privados do município.

O autismo não é considerado uma doença, mas um transtorno do desenvolvimento cerebral que atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. Existem níveis e tipos diferentes de autismo, como a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner, a Síndrome de Savant, entre outras.

Há vários aspectos que podem caracterizar o autismo como: dificuldade de fala e comunicação, de interação social, de aprendizagem, de desenvolvimento motor, sensibilidade à luz e sons, entre outros. No entanto, é essencial a opinião médica especializada para um diagnóstico correto e encaminhamento para tratamento adequado em cada caso.

Assessoria de imprensa 02/04/2021

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support