Câmara recebe abertura do Outubro Rosa no município

Na tarde da última segunda-feira, dia 8, a Câmara Municipal foi sede da abertura oficial do Outubro Rosa  – campanha de conscientização sobre o câncer de mama. As ações na cidade acontecem durante todo o mês de outubro, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde,  contou com palestras educativas que reforçaram a importância do diagnóstico precoce da doença. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama responde por cerca de 28% dos novos casos de câncer a cada ano.

Em São José dos Pinhais, o Outubro Rosa ganhou força em 2010, quando o Projeto de Lei 314 foi apresentado pelos vereadores Prof. Assis e Mari Temperasso, além da ex-vereadora Lúcia Stoco. Aprovado na Câmara, o Projeto instituiu e potencializou a campanha de prevenção de câncer mama no município.

Participaram do evento: Toninho Fenelon, prefeito municipal; Giovani de Sousa, secretário de Saúde; vereador pastor Gilmar; Clacita Aparecida Pierro de Castilho, coordenadora do Programa Saúde da Mulher SJP; Cintia Mazur, diretora do Departamento de Atenção à Saúde (DAS); Dr. Darci Braga, responsável técnico pelo Departamento de Atenção Primária à Saúde (DAPS); e a personagem Rosinha.