Vereadores debatem Projeto de Lei de criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de São José dos Pinhais

Os vereadores se reuniram, na manhã desta quinta-feira (20), com o presidente da Aciap – Associação Empresarial de São José dos Pinhais, Claudemir Gibrim, para debater o Projeto de Lei de criação do Conselho de Desenvolvimento de São José dos Pinhais – SJProspera. Na mesma ocasião, também foi discutido o Projeto de Lei que institui o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação – FMDI.

Gibrim explicou aos presentes que o objetivo do Projeto é formalizar a criação do Conselho. “Já estamos há quase dois anos trabalhando na sua constituição. Juntamos os poderes públicos com a sociedade civil para instituir um Conselho equilibrado, como o modelo de Maringá”, disse. Ainda, segundo ele, está sendo elaborado um planejamento estratégico para 2040, anos em que São José dos Pinhais completa 350 anos.

De acordo com o Projeto, a principal finalidade do SJPropera é “a permanente construção e aperfeiçoamento da articulação institucional, cuja atuação de dará em caráter deliberativo e consultivo, para elaborar e monitorar o planejamento estratégico, formular e fazer executar políticas, programas e projetos voltados ao desenvolvimento econômico sustentável do município”. Para isso, será constituída uma plenária composta de 24 membros representantes de diversas áreas, um comitê gestor e um estratégico, além de câmaras técnicas.

Já o Projeto que institui o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação – FMDI, tem como principal objetivo captar e destinar recursos para a promoção do desenvolvimento econômico e sustentável de São José dos Pinhais. Esse Fundo propiciará apoio financeiro ao Conselho de Desenvolvimento Econômico.

Após a apresentação detalhada das propostas, os vereadores tiraram dúvidas e emitiram suas opiniões a respeito. Na sequência, os Projetos seguem para análise das comissões pertinentes e posterior discussão e votação em plenário.

Assessoria de imprensa 21.09.2018

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support