29ª Sessão Ordinária – 2º período de 2017

29ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 2º PERÍODO LEGISLATIVO DE 2017.

EM 16 DE NOVEMBRO DE 2017.

 


TRIBUNA POPULAR: Usou da palavra em Tribuna Popular o jovem Erick, integrante do movimento estudantil.

DESTE PODER LEGISLATIVO

Projeto de Lei nº 231/2017, dos Vereadores Professor Assis e Alex Purkote, que institui e inclui no calendário oficial de eventos e de programações do Município a Semana da Reforma Luterana.

Projeto de Lei nº 232/2017, do Vereador Silvio Santo, que institui no Calendário Oficial do Município o “Dia do Lazer Acessível”.

Projeto de Lei nº 233/2017, do Vereador Professor Marcelo, que altera dispositivo da Lei Municipal n.º 1063/2007, que estabelece as normas para a concessão de honrarias e homenagens no Município de São José dos Pinhais, acrescentando requisitos para a concessão de homenagens especiais.

Requerimento nº 176/2017, da Vereadora Nina Singer e do Vereador Professor Assis, ambos no uso de suas atribuições regimentais, Requerem  à Mesa, ouvido o Plenário, sejam registrados nesta Casa de Leis Votos de Louvor e Reconhecimento, com outorga de Diploma deste Legislativo, ao Comitê de Geminações de São José dos Pinhais – Leopoldo Scherner, por ser referência no atendimento às atividades associativas em defesa dos direitos sociais, assim também como a arte e a cultura.

APROVADO

Indicação nº 4153/2017, do Vereador Alex Purkote, ao Poder Executivo, que viabilize o alargamento Rua Leonor Uba de Bastos, no Bairro Cotia.

Indicação nº 4154/2017, do Vereador Alex Purkote, ao Poder Executivo, reiterando a Indicação nº 2798/2017, que viabilize implantação de bueiro na Rua Leonor Uba de Bastos, s/n, no Bairro Cotia, próximo ao Bar do Galo.

Indicação nº 4158/2017, da Vereadora Fátima de Paula, ao Poder Executivo, que realize ação de tapa buracos no Bairro Jardim Blanco Pombo, nas seguintes ruas: Nery Soares; Vanda M. Barbosa; Alcionei Ramos da Rosa; Rafika Fayad; Profª Maria Lenita Duma; Paulino Ferreira Bello; Sleyman Fayad; Vander Lucio Matara; Álvaro Rei Poplade e  Ana Ferreira de Camargo.

Indicação nº 4159/2017, da Vereadora Fátima de Paula, ao Poder Executivo, que realize estudos para a instalação de postes e ampliação de rede de baixa tensão e posterior instalação de iluminação pública, na Rua Benedito Inácio Correia, entre as Ruas Padre Karol Podbiol e Eurídes Castro, Bairro Moradias Trevisan.

Indicação nº 4160/2017, da Vereadora Fátima de Paula, ao Poder Executivo, que realize ação de tapa buracos nas seguintes Ruas do Jardim Marambaia: Frei Basílio Roewer; Ana Gonçalves de Oliveira; Nelson Ferreira da Luz e Izídio Fiuza.

Indicação nº 4161/2017, da Vereadora Fátima de Paula, ao Poder Executivo, que realize ação de tapa buracos nas seguintes Ruas do Bairro Moradias Trevisan: Benedito Inácio Correia; Padre Karol Podbiol; Guilhermina da Silva Alves; Ângelo Bonatto; Padre José Arz; Victor Alves Ferreira; Eurides Castro e Arlindo Pedon.

Indicação nº 4162/2017, da Vereadora Fátima de Paula, ao Poder Executivo, que seja realize ação de tapa buracos na Rua Engenheiro Pedro Bonk, no Jardim Zenith.

Indicação nº 4163/2017, da Vereadora Mari Temperasso, ao Poder Executivo, que realize pavimentação alternativa na Rua Irmã Versori Vespero, no Bairro Roseira.

Indicação nº 4164/2017, da Vereadora Mari Temperasso, ao Poder Executivo, que determine a instalação de rede coletora de esgoto em toda a extensão da Rua Irmã Versori Vespero, no Bairro Roseira.

Indicação nº 4165/2017, da Vereadora Mari Temperasso, ao Poder Executivo, que determine a instalação de rede coletora de esgoto em toda a extensão da Rua João Domingues de Faria, no Bairro Roseira.

Indicação nº 4166/2017, da Vereadora Mari Temperasso, ao Poder Executivo, que realize pavimentação alternativa na Rua João Domingues de Faria, no Bairro Roseira.

Indicação nº 4167/2017, da Vereadora Mari Temperasso, ao Poder Executivo, que determine a aplicação de material fresado em todas as Ruas do Jardim Santana que não possuem pavimentação, na Borda do Campo.

Indicação nº 4168/2017, do Vereador Ailton Fenemê, ao Poder Executivo, que determine estudos visando instalação de redutor de velocidade na Rua Alfredo Pinto, próximo ao n.° 1493, Parque da Fonte.

Indicação nº 4169/2017, do Vereador Élcio Negosek, ao Poder Executivo, reiterando a Indicação nº 3737/2017, que providencie a manutenção com colocação de areia e reposição de pedrisco nas dependências da academia ao ar livre localizada na Rua Sebastião Antonio Foggiatto, no Bairro Zaniolo.

Indicação nº 4170/2017, do Vereador Élcio Negosek, ao Poder Executivo, que execute o serviço de manutenção com patrolamento no trecho de saibro da Estrada do Gerê, no Bairro Campo Largo da Roseira.

Indicação nº 4171/2017, do Vereador Élcio Negosek, ao Poder Executivo, que realize os serviços de limpeza e roçada em toda a extensão das Ruas: Lourenço Pichorim, Helena Blitzkow Stonoga, Teófilo Negosek, José Francisco Negoseki, Ernesto Juliatto e Nestor Negosek, todas na Colônia Zacarias.

Indicação nº 4172/2017, do Vereador Élcio Negosek, ao Poder Executivo, que realize urgentemente os serviços de limpeza e roçada nas dependências da Escola Municipal Rural Lilian Viana, na Rua José Zancheta Filho, nº 1910, Campina do Taquaral.

Indicação nº 4173/2017, do Vereador Abílio Alves, ao Poder Executivo, que providencie a ação de tapa buracos em toda extensão da Rua Rio Palmital, no Jardim Lucy, no Bairro Ipê.

Indicação nº 4175/2017, do Vereador Abílio Alves, ao Poder Executivo, que viabilize estudo para implantação de uma rampa para acessibilidade de cadeirantes na Rua Antônio Setim, esquina com a Avenida Rui Barbosa, no Bairro Águas Belas.

Indicação nº 4176/2017, do Vereador Abílio Alves, ao Poder Executivo, que providencie a ação de tapa buracos em toda extensão da Rua Rio Atuba, no Jardim Lucy, no Bairro Ipê.

Indicação nº 4177/2017, do Vereador Abílio Alves, ao Poder Executivo, que providencie a ação de tapa buracos em toda extensão da Rua Rio Iguaçu, no Jardim Lucy, no Bairro Ipê.

Indicação nº 4179/2017, do Vereador Alberto Setnarsky, ao Poder Executivo, que realize operação tapa buraco na extensão do antipó na Rua Vereador Domingos Benvenuto Moletta próximo ao n° 1521, no Bairro Campo Largo da Roseira.

Indicação nº 4180/2017, do Vereador Alberto Setnarsky, ao Poder Executivo, que realize a implantação de placa de acesso aos Bairros de Campina do Taquaral e Cachoeira, na Rua da Saracura esquina com a Rua Antonio Singer, no Bairro Campo Largo da Roseira.

Indicação nº 4181/2017, do Vereador Alberto Setnarsky, ao Poder Executivo, que realize implantação de “placa de Rua sem saída” na Rua Miguel Zeteski, no Bairro São Marcos.

Indicação nº 4182/2017, do Vereador Alberto Setnarsky, ao Poder Executivo, que realize implantação de placa de denominação na Rua Francisco Ferreira Rocha Loures, no Bairro Campina do Taquaral.

Indicação nº 4183/2017, da Vereadora Nina Singer, ao Poder Executivo, que viabilize realização de ampliação de serviço de água encanada em toda a extensão da Rua Pedro Buhrer, iniciando na Rua Raimundo Machado Fagundes, até a Igreja da Roseira de Campo Largo.

Indicação nº 4184/2017, da Vereadora Nina Singer, ao Poder Executivo, que viabilize estudos técnicos e posterior implantação de RDF (Rede de Distribuição de Força para Baixa Tensão) em toda a extensão da Rua Tiburcia de Bastos Singer – Contenda.

Indicação nº 4185/2017, da Vereadora Nina Singer, ao Poder Executivo, que viabilize ensaibramento e patrolamento na extensão da Rua Tiburcia de Bastos Singer – Contenda.

Indicação nº 4186/2017, da Vereadora Nina Singer, ao Poder Executivo, que viabilize reparos na camada asfáltica (operação tapa buracos), na extensão da Rua Pedro Gapski Filho – Portal do Sol.

Indicação nº 4190/2017, do Vereador Juliano Martins, ao Poder Executivo, que determine estudos para realizar o patrolamento em toda a extensão da Rua Joroslau Sochaki, Jardim Ipê.

Indicação nº 4191/2017, do Vereador Juliano Martins, ao Poder Executivo, que determine estudos para realizar o patrolamento em toda a extensão da Rua Pastora Maria Lucia Nunes Basso, Jardim Ipê.

Indicação nº 4192/2017, do Vereador Luiz Paulo, ao Poder Executivo, que determine a reforma dos equipamentos da Academia Ar Livre e roçada, entre a Rua Luís Pissaia e Antônio Nunes da Rocha Rios, no Bairro Jurema.

Indicação nº 4193/2017, do Vereador Luiz Paulo, ao Poder Executivo, que determine a construção de uma cobertura na quadra de esportes e lazer na Rua Reinaldo Miguel Valenga, no Jardim Vale Verde, no Bairro Costeira.

Indicação nº 4194/2017, do Vereador Luiz Paulo, ao Poder Executivo, que determine a implantação de paralelepípedo em toda extensão da Rua Miringuava, no Bairro Campo Largo da Roseira.

Indicação nº 4195/2017, do Vereador Luiz Paulo, ao Poder Executivo, que determine a roçada e a limpeza da praça e no campo de futebol da Rua Deputado Ernesto Moro Redeschi, no Riacho Doce, Bairro Rio Pequeno.

Indicação nº 4196/2017, do Vereador Luiz Paulo, ao Poder Executivo, que determine a retirada de entulhos na Rua Carlos Eduardo Nichelle, em frente ao nº 74, nas proximidades da Unidade Básica de Saúde do Bairro Quississana.

DAS COMISSÕES

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

Requerimento nº 177/2017,   da Comissão de Constituição e Justiça, no uso de suas atribuições regimentais, Requer à Mesa, ouvido o Plenário, com fulcro no art. 54, §4º do Regimento Interno, a prorrogação do prazo por mais 30 (trinta) dias, para estudos e posterior elaboração de parecer ao Projeto a seguir:

Projeto de Lei nº 214/2017, do Vereador Alex Purkote, que Dispõe sobre a obrigatoriedade das farmácias e drogarias localizadas no Município de São José dos Pinhais que participam do programa federal “Aqui Tem Farmácia Popular”, a fixarem cartazes em suas dependências com a relação de medicamentos disponibilizados pelo programa “Saúde Não Tem Preço” e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 215/2017, do Vereador Silvio Santo, que autoriza o Poder Executivo a implantar o estudo da Constituição em Miúdos nas escolas da rede municipal no âmbito do Município de São José dos Pinhais e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 216/2017, que dispõe sobre a redução de 10% (dez por cento) do valor do vencimento dos cargos comissionados e Funções Gratificadas da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, da Autarquia de Previdência Social dos Servidores Públicos de São José dos Pinhais – PREV São José, bem como dos subsídios dos Secretários Municipais, Procurador Geral do Município, Prefeito Municipal e Vice-Prefeito.

Projeto de Lei Complementar nº 003/ 2017, do Vereador Élcio Negosek, que define parâmetros para a instalação de anúncios e publicidade, em imóveis edificados ou não e no espaço público, no Município de São José dos Pinhais.

Projeto de Lei nº 219/2017, da Vereadora Fátima de Paula, que institui a campanha de identificação civil para as crianças no âmbito do Município de São José dos Pinhais, e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 220/2017, da Vereadora Fátima de Paula, que dispõe sobre a contratação de trabalhadores a partir de consulta ao banco de dados das agências do trabalhador de São José dos Pinhais pelas empresas concessionárias, permissionárias e terceirizadas de serviços públicos municipais.

Projeto de Lei nº 221/2017, que autoriza o Poder Executivo a outorgar Concessão de Uso de Imóvel pertencente ao Patrimônio Público Municipal para o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná – COMESP.

Projeto de Lei nº 222/2017, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxas para licenciamento de eventos e taxas de uso do espaço público, taxas de licenciamento, localização e funcionamento e taxas de licença sanitária e vigilância sanitária e taxas ambientais; para equipamentos públicos, órgãos públicos, autarquias, federais, estaduais, distritais ou municipais e instituições públicas, quando de direito público;

Projeto de Lei nº 223/2017, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxas para licenciamento de eventos e taxas de uso do espaço público, taxas de licenciamento, localização e funcionamento e taxas de licença sanitária e vigilância sanitária e taxas ambientais para as escolas públicas, associações de pais e mestres ou de pais e professores de escolas públicas e comissões organizadoras de formaturas;

Projeto de Lei nº 224/2017, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxas para licenciamento de eventos e taxas de uso do espaço público, taxas de licenciamento, localização e funcionamento e taxas de licença sanitária e vigilância sanitária e taxas ambientais para as entidades assistenciais privadas, declaradas de utilidade pública, federal, estadual, distrital ou municipal;

Projeto de Lei nº 225/2017, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxas para licenciamento de eventos e taxas de uso do espaço público, taxas de licenciamento, localização e funcionamento e taxas de licença sanitária e vigilância sanitária e taxas ambientais para entidades religiosas e templos de qualquer culto.

Projeto de Lei nº 226/2017, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxas para licenciamento de eventos e taxas de uso do espaço público, taxas de licenciamento, localização e funcionamento e taxas de licença sanitária e vigilância sanitária e taxas ambientais para sindicatos, federações e confederações sindicais de empregados e patronais e associação de classe ou de funcionários ou empregados e partidos e comitês políticos partidários.

Emenda ao Projeto de Lei nº 205/2017, do Vereador Pastor Gilmar, que Inclui no Calendário Oficial do Município de São José dos Pinhais o Dia Municipal da Juventude Cristã.

APROVADO

COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO

– Parecer favorável à aprovação do Projeto de Lei nº 217/2017, neste Legislativo, nº 88, do Executiuvo, que autoriza abertura de crédito adicional suplementar no orçamento geral do Município. (R$ 240.000,00 – Secretaria Municipal de Saúde).

– Parecer favorável à aprovação do Projeto de Lei nº 218/2017, neste Legislativo, nº 89, do Executivo, que autoriza abertura de crédito adicional especial no orçamento geral do Município. (R$ 20.000,00 – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer).

– Parecer favorável à aprovação do Projeto de Lei nº 227/2017, neste Legislativo, nº 96, do Executivo, que autoriza abertura de  crédito adicional especial no orçamento geral do Município. (R$ 13.000,00 – Secretaria Municipal de Saúde).

– Parecer favorável à aprovação do Projeto de Lei nº 228/2017, neste Legislativo, nº 97, do Executivo, que autoriza abertura de crédito adicional suplementar no orçamento geral do Município. (R$ 905.000,00 Secretarias: Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Esporte e Lazer, Habitação, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Turismo, Governo, Comunicação Social e Trabalho, Emprego e Economia Solidária).

– Parecer favorável à aprovação do Projeto de Lei nº 229/2017, neste Legislativo, nº 98, do Executivo, que autoriza abertura de crédito adicional suplementar no orçamento geral do Município. (R$ 21.500.000,00 – Secretaria Municipal de Educação).

ORDEM DO DIA

– 2º Turno de discussão e votação do Projeto de Lei nº 179/2017, dos Vereadores Dr. Ido, Professor Marcelo e Carlos Machado, que dispõe sobre o serviço voluntário no Município de São José dos Pinhais e dá outras providências.

APRESENTADO SUBEMEDA PELO VEREADOR PASTOR GILMAR, RETORNANDO O REFERIDO PROJETO AS COMISSÕES PARA OS RESPECTIVOS PARECERES

– 1º Turno de discussão e votação do Projeto de Lei nº 172/2017, neste Legislativo, nº 66, do Executivo, que altera e acresce dispositivos na Lei nº 50, de 08 de Outubro de 1998, que cria o Fundo Municipal de Turismo – FMTUR.

Primeiramente, discussão e votação única da Emenda Substitutiva.

– Substitua-se a redação do Art.8º, passando a vigorar com a seguinte redação:

– “Art. 8º Fica revogado o Art. 7º,  da Lei nº 50, de 8 de outubro de 1998, e demais disposições em contrário.”

APROVADO

– 1º Turno de discussão e votação do Projeto de Lei nº 172/2017, neste Legislativo, nº 66, do Executivo, com a Emenda ora aprovada.

APROVADO

– 1º Turno de discussão e votação do Projeto de Lei nº 197/2017, dos Vereadores Dr. Ido, Nina Singer e Professor Assis, que institui o Circuito da Cerveja de São José dos Pinhais.

SOLICITADO VISTAS PELO VEREADOR PASTOR GILMAR

– 1º Turno de discussão e votação do  Projeto de Lei nº 213/2017, neste Legislativo, nº 86, do Executivo, que autoriza abertura de crédito adicional especial no orçamento geral do Município. (R$ 4.250.000,00 – Secretaria Municipal de Educação).

APROVADO

– Discussão e votação única do  Veto Parcial ao Projeto de Lei nº 165/2017, do Vereador Tadeu Camargo, que institui a Semana da Gastronomia no Município de São José dos Pinhais.

APROVADO

– Requerimento nº 178/2017, dos Vereadores que o presente subscrevem, no uso de suas atribuições regimentais, Requerem a Mesa, ouvido o Plenário, seja registrado nesta Casa de Leis, votos de pesar pelo falecimento da Senhora Mercedes Uba, ex-Vereadora do Município de São José dos Pinhais. Pelos relevantes serviços prestados a este Município, propõe-se que seja manifestado à sua família as mais sentidas condolências, transmitindo o teor deste requerimento.

APROVADO

ORDEM DO DIA DA PRÓXIMA SESSÃO

– 2º Turno de discussão e votação dos Projetos de Lei nºs 172 e 213/2017.

– 1º Turno de discussão e votação dos Projetos de Lei nº 217, 218, 227 e 228/2017.

 

TRIBUNA:

VEREADOR SILVIO SANTO

 

EXPLICAÇÃO PESSOAL:

VEREADOR PROFESSOR MARCELO

VEREADOR CARLOS MACHADO

VEREADOR ALEX PURKOTE

VEREADOR TADEU CAMARGO

VEREADOR LUIZ PAULO

VEREADOR SILVIO SANTO

VEREADORA NINA SINGER

 

PRÓXIMA SESSÃO: 21 DE NOVEMBRO DE 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support