Secretaria de segurança apresenta balanço do 1º semestre aos vereadores

Os vereadores se reuniram, na manhã desta quinta-feira (06), com o secretário de segurança do município, Adriano Muhlstedt, e equipe. O objetivo do encontro foi apresentar um balanço dos trabalhos realizados pela pasta no primeiro semestre de 2017.

O chefe de operações, GM Barreto, apresentou dados de chamadas atendidas nestes seis meses: 26.568. Ainda, segundo ele, foram recuperados 212 veículos e apreendidas 43 armas de fogo. A Guarda Municipal opera com sete viaturas no período diurno, o que corresponde a uma viatura para cada 42.500 habitantes; e 5 viaturas no período noturno, correspondendo a uma viatura a cada 60.000 habitantes.

Também foram exibidos dados relacionados aos recursos humanos da Guarda Municipal. De acordo com o chefe da divisão de instrução e planejamento, GM Mário Kosiol, o efetivo conta com 171 guardas. Ele explicou como se dá a distribuição, escalas e necessidade de concurso público para o cargo. Kosiol afirmou ainda, que a instituição tem diminuído os custos com treinamentos, pois os instrutores são membros da própria Guarda Municipal, que tem seu centro de ensino registrado na polícia federal.

A divisão de apoio técnico, representada pela servidora Regiane Lima, apresentou o balanço orçamentário da secretaria. Ela especificou aos vereadores os gastos permanentes e variáveis. Segundo ela, o déficit anual é de R$ 917.735,00 (novecentos e dezessete mil e setecentos e trinta e cinco reais). Regiane também falou sobre o contrato com vigilantes terceirizados, que atualmente conta com um efetivo de 45 funcionários.

Para o secretário Adriano Muhlstedt, o orçamento destinado à secretaria deveria ser revisto. “Apenas 2% do orçamento do município é repassado à segurança. Acredito que se fosse cerca de 5% poderíamos promover melhoras significativas como contratação de mais efetivo para Guarda Municipal e maior investimento em tecnologia”, disse.

Assessoria de Imprensa 07.07.2017