Dia Internacional contra a Discriminação Racial é celebrado na Câmara Municipal

Evento “Respeito não tem cor” debateu racismo e participação dos negros na sociedade brasileira

Foi realizado, na Câmara Municipal, na noite dessa segunda-feira (20), o evento “Respeito não tem cor”, em alusão ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado anualmente em 21 de março. O encontro contou com a participação de especialistas, vereadores e defensores da causa, que contaram suas experiências e mostraram dados da participação dos negros na sociedade brasileira.

O vereador Doutor Ido, organizador da iniciativa, falou sobre a história dos negros no Brasil e sobre a necessidade do debate público a respeito do tema. “Sabemos que o preconceito racial ainda existe em nosso país e não há ampla discussão sobre isso, pois vivemos em uma suposta democracia racial. Portanto, os negros continuam marginalizados pela sociedade e, por isso, precisamos refletir e debater soluções”, disse.

Também falaram sobre o tema os paratletas Zeca da Canoagem e Carmem Silva; o presidente da Central Única de Favelas do Paraná, José Antônio Campos; o deputado estadual Anibelli Neto; a vice-presidente da Casa Latino Americana de Curitiba, Ivete da Rocha e o vereador Juliano Martins. Cada um deles falou sobre uma área específica da sociedade, em que o racismo continua a predominar. Ainda estiveram presentes o prefeito Toninho da Farmácia; os vereadores Silvio Santo, Professor Marcelo e Tadeu Camargo; o delegado da 1ª delegacia regional de São José dos Pinhais, Amadeu Trevisan Araújo e membros da comunidade.

O vereador Juliano Martins comentou sobre o racismo no meio político. Ele apresentou dados que revelam a pouca participação e representatividade de negros e pardos na política brasileira. “A luta por igualdade e espaço é contínua e, por isso, a participação política é de extrema importância para conquista de direitos, pois, o que conquistamos nos últimos anos, infelizmente, ainda não é suficiente”, declarou.

Foram apresentados vídeos temáticos sobre preconceito racial e, ao final do evento, os participantes puderam acompanhar a apresentação musical do grupo Hefziba.

Os paratletas Carmem Silva e Zeca da Canoagem.
Grupo Hefziba.

 

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 22.03.2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *