Dia Internacional contra a Discriminação Racial é celebrado na Câmara Municipal

Evento “Respeito não tem cor” debateu racismo e participação dos negros na sociedade brasileira

Foi realizado, na Câmara Municipal, na noite dessa segunda-feira (20), o evento “Respeito não tem cor”, em alusão ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado anualmente em 21 de março. O encontro contou com a participação de especialistas, vereadores e defensores da causa, que contaram suas experiências e mostraram dados da participação dos negros na sociedade brasileira.

O vereador Doutor Ido, organizador da iniciativa, falou sobre a história dos negros no Brasil e sobre a necessidade do debate público a respeito do tema. “Sabemos que o preconceito racial ainda existe em nosso país e não há ampla discussão sobre isso, pois vivemos em uma suposta democracia racial. Portanto, os negros continuam marginalizados pela sociedade e, por isso, precisamos refletir e debater soluções”, disse.

Também falaram sobre o tema os paratletas Zeca da Canoagem e Carmem Silva; o presidente da Central Única de Favelas do Paraná, José Antônio Campos; o deputado estadual Anibelli Neto; a vice-presidente da Casa Latino Americana de Curitiba, Ivete da Rocha e o vereador Juliano Martins. Cada um deles falou sobre uma área específica da sociedade, em que o racismo continua a predominar. Ainda estiveram presentes o prefeito Toninho da Farmácia; os vereadores Silvio Santo, Professor Marcelo e Tadeu Camargo; o delegado da 1ª delegacia regional de São José dos Pinhais, Amadeu Trevisan Araújo e membros da comunidade.

O vereador Juliano Martins comentou sobre o racismo no meio político. Ele apresentou dados que revelam a pouca participação e representatividade de negros e pardos na política brasileira. “A luta por igualdade e espaço é contínua e, por isso, a participação política é de extrema importância para conquista de direitos, pois, o que conquistamos nos últimos anos, infelizmente, ainda não é suficiente”, declarou.

Foram apresentados vídeos temáticos sobre preconceito racial e, ao final do evento, os participantes puderam acompanhar a apresentação musical do grupo Hefziba.

Os paratletas Carmem Silva e Zeca da Canoagem.
Grupo Hefziba.

 

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 22.03.2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support