Plano de Saneamento Básico é apresentado aos vereadores

Câmara irá analisar e votar o projeto.

A secretaria municipal de meio ambiente apresentou aos vereadores, durante a manhã desta quinta-feira (23), o Plano Municipal de Saneamento Básico do município. Na ocasião, os presentes esclareceram dúvidas e expressaram suas opiniões sobre o Plano, que foi enviado para análise e possível aprovação do legislativo.

Os representantes da secretaria explicaram como foi elaborado o plano e quais seus principais objetivos e metas. Desde 2014 foram realizados diversas reuniões, seminários, oficinas, fóruns, audiências e consultorias públicas para discutir o Plano e, principalmente, conhecer as necessidades e solicitações da população.

Segundo Celso Arruda, técnico em saneamento, foram realizadas etapas como diagnóstico, definição de objetivos e metas e mecanismos de gestão, programas, projetos e ações. “O Plano prevê, ainda, o crescimento populacional para os próximos trinta anos, para que os serviços públicos continuem acompanhando a demanda”, explicou.

Ainda, foram demonstrados os investimentos necessários, a cargo da Sanepar, para abastecimento, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. Ao fim da explicação tanto vereadores como membros do conselho de meio ambiente e comunidade colocaram seus questionamentos e posicionamentos.

O projeto de lei do Plano de Saneamento Básico já foi enviado à Câmara e será analisado pelas comissões competentes para posterior discussão e votação em plenário.

Assessoria de Imprensa 23.02.2017