Encontro Municipal de Estudantes Cristãos é homenageado pelo legislativo

Autoria dos Votos de Louvor e Reconhecimento é dos vereadores Tadeu Camargo e Bira do Banco.

O legislativo são-joseense homenageou, em sessão solene realizada na última sexta-feira (24), com Votos de Louvor e Reconhecimento o Emec – Encontro Municipal de Estudantes Cristãos. A homenagem foi concedida através do requerimento nº 26/2016, de autoria dos vereadores Bira do Banco e Tadeu Camargo.

Estiveram presentes, na ocasião, os vereadores Luiz Monteiro e Nina Singer; o chefe de gabinete do vice-prefeito, Augustinho Michalizen; o presidente da Câmara Municipal de Contenda, vereador Ari Alberti; os fundadores do Emec João Eloir Carvalho, Rosileni Alberti, Serino de Oliveira e Wilma de Oliveira; além de participantes e ex-participantes do evento.

O vereador Bira do Banco usou a palavra para apresentar o histórico dos trinta anos do Emec. Já o vereador Tadeu Camargo falou sobre o orgulho de ser um “emecano”. “O Emec é um encontro entre amigos, que auxilia na formação do caráter dos que participam. Lá se aprende sobre valores familiares, morais e sociais. Que venham mais anos ajudando e orientando nossa sociedade que tanto necessita”, disse.

Para os fundadores, João Eloir e Rosileni, o Emec é uma família, sempre de portas abertas para todos que queiram ingressar no grupo. “Já se passaram 51 Emecs e várias pessoas importantes para a manutenção dele estão aqui hoje. Tivemos a participação de mais de dois mil jovens e muitos bons momentos vividos. Esperamos ter contribuído para vida de cada um e para sociedade”, disse João Eloir.

História

Tudo começou no ano de 1986 em um seminário realizado em Almirante Tamandaré. Com a iniciativa de professores de ensino religioso das escolas de São José dos Pinhais, formou-se a primeira equipe de trabalho do Emec. Em 1988 realizava-se o primeiro reencontro do Emec e em 1990, o primeiro encontro para pais de emecanos.

A partir do 10º Emec, em 1991, o encontro passa a ser realizado no Noviciado São José, localizado no bairro Barro Preto, permanecendo até o 27º Emec. Realiza-se então, a primeira ação voluntária do grupo, com um pedágio nas ruas principais da cidade para arrecadação de fundos e alimentos que seriam doados.

Em 1996 foi realizado o segundo reencontro de emecanos na chácara do colégio Medianeira e, em comemoração aos 10 anos do grupo foi criado o Coral do Emec. Com o crescimento do grupo e desenvolvimento de diversas ações sociais e comunitárias, o Emec construía sua história em São José dos Pinhais.

Durante seus trinta anos de história, o Emec teve como principal objetivo a formação da juventude cidadã e cristã, além da valorização da família e dos valores que contribuem para a construção de uma sociedade mais humana.

Assessoria de Imprensa 27.06.2016