Encontro Municipal de Estudantes Cristãos é homenageado pelo legislativo

Autoria dos Votos de Louvor e Reconhecimento é dos vereadores Tadeu Camargo e Bira do Banco.

           O legislativo são-joseense homenageou, em sessão solene realizada na última sexta-feira (24), com Votos de Louvor e Reconhecimento o Emec – Encontro Municipal de Estudantes Cristãos. A homenagem foi concedida através do requerimento nº 26/2016, de autoria dos vereadores Bira do Banco e Tadeu Camargo.

            Estiveram presentes, na ocasião, os vereadores Luiz Monteiro e Nina Singer; o chefe de gabinete do vice-prefeito, Augustinho Michalizen; o presidente da Câmara Municipal de Contenda, vereador Ari Alberti; os fundadores do Emec João Eloir Carvalho, Rosileni Alberti, Serino de Oliveira e Wilma de Oliveira; além de participantes e ex-participantes do evento.

            O vereador Bira do Banco usou a palavra para apresentar o histórico dos trinta anos do Emec. Já o vereador Tadeu Camargo falou sobre o orgulho de ser um “emecano”. “O Emec é um encontro entre amigos, que auxilia na formação do caráter dos que participam. Lá se aprende sobre valores familiares, morais e sociais. Que venham mais anos ajudando e orientando nossa sociedade que tanto necessita”, disse.

            Para os fundadores, João Eloir e Rosileni, o Emec é uma família, sempre de portas abertas para todos que queiram ingressar no grupo. “Já se passaram 51 Emecs e várias pessoas importantes para a manutenção dele estão aqui hoje. Tivemos a participação de mais de dois mil jovens e muitos bons momentos vividos. Esperamos ter contribuído para vida de cada um e para sociedade”, disse João Eloir.

            História

            Tudo começou no ano de 1986 em um seminário realizado em Almirante Tamandaré. Com a iniciativa de professores de ensino religioso das escolas de São José dos Pinhais, formou-se a primeira equipe de trabalho do Emec. Em 1988 realizava-se o primeiro reencontro do Emec e em 1990, o primeiro encontro para pais de emecanos.

              A partir do 10º Emec, em 1991, o encontro passa a ser realizado no Noviciado São José, localizado no bairro Barro Preto, permanecendo até o 27º Emec. Realiza-se então, a primeira ação voluntária do grupo, com um pedágio nas ruas principais da cidade para arrecadação de fundos e alimentos que seriam doados.

              Em 1996 foi realizado o segundo reencontro de emecanos na chácara do colégio Medianeira e, em comemoração aos 10 anos do grupo foi criado o Coral do Emec. Com o crescimento do grupo e desenvolvimento de diversas ações sociais e comunitárias, o Emec construía sua história em São José dos Pinhais.

              Durante seus trinta anos de história, o Emec teve como principal objetivo a formação da juventude cidadã e cristã, além da valorização da família e dos valores que contribuem para a construção de uma sociedade mais humana.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 27.06.2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support