Leandro da Nifer comenta insegurança que toma conta do município

Vereador sugeriu descentralização da Guarda Municipal para melhor atendimento aos bairros.

O vereador Leandro da Nifer fez uso da palavra em tribuna, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (05), para comentar o clima de insegurança que tem atingido o município. Na mesma ocasião, Leandro apresentou indicação solicitando ao executivo a implantação de um destacamento da Guarda Municipal para atender o bairro Afonso Pena.

Apesar de a segurança pública ser de responsabilidade do governo estadual, Leandro acredita que o município, através da GM, pode contribuir para diminuir os casos de roubos, estupros, homicídios, entre outros crimes, em São José dos Pinhais. “Nos últimos anos a Guarda Municipal extrapolou seu limite de atuação, que inicialmente era de proteção ao patrimônio público, agindo também com poder de polícia e obtendo sucesso. Mas acredito que precisamos descentralizá-la para que ela possa atuar de maneira mais efetiva nos bairros”, sugeriu.

O vereador apresentou dados obtidos com a GM sobre a criminalidade no Afonso Pena: em 2015, foram 4640 casos atendidos, só na região. “Isso é um absurdo, ficamos sabendo de vários casos de assaltos, como por exemplo, na saída de uma faculdade na Avenida Rui Barbosa, no Colégio Costa Viana, entre muitos outros, em que os alunos e funcionários encontram-se totalmente vulneráveis nas saídas das aulas e nada é resolvido”, disse.

Ao finalizar seu discurso, Leandro deixou claro que, para ele, a segurança deve ser tratada como questão primordial pelo poder público. “Não podemos continuar como reféns do crime, temos que tomar atitudes e cobrar das autoridades competentes. Ultimamente a população não tem segurança em lugar nenhum, nem nas ruas, trânsito, comércio, nem mesmo em suas próprias casas”, finalizou.

Assessoria de Imprensa 05.04.2016