Professor Abelino convoca secretário de esporte e lazer para prestar esclarecimentos sobre gastos com a Festa da Cidade

Vereadores dividiram-se em opiniões contra e a favor do evento.

A Câmara recebeu, durante a sessão ordinária dessa quinta-feira (17), o secretário municipal de esporte e lazer, Thiago Buhrer, para esclarecer gastos referentes à Festa da Cidade, que ocorrerá nos próximos dias 18, 19 e 20 de março. A convocação deu-se através de requerimento apresentado pelo vereador Professor Abelino, que é presidente da comissão de educação, cultura, esporte e lazer do legislativo.

O vereador Professor Abelino deixou claro não ser contra a realização da festa, mas, segundo ele, há outras prioridades na área que não estão sendo atendidas. “Não seria mais sensato, devido à crise, suspender esse evento de grande porte e investir em outras coisas? Por exemplo, praças e áreas de lazer do município que estão abandonadas?”, questionou. Ele também afirmou que continuará fiscalizando a utilização de recursos investidos no evento. Ainda, declararam-se a favor de outras prioridades os vereadores Gilberto Mello e Lucia Stoco. “Coisas pequenas de fácil solução, como a pista de skate do São Marcos, não saem e a população tem cobrado”, disse Gilberto.

De acordo com o secretário, o esforço é para que receitas e despesas se equilibrem e que a realização do evento traga diversos benefícios para o município, tanto direta, quanto indiretamente. “Nosso objetivo não é lucrar, mas proporcionar lazer à população. Fizemos várias pesquisas e este era um anseio da comunidade. Além disso, no período da festa, recebemos vários turistas, movimentando assim a rede hoteleira, o comércio, o serviço de táxi, entre várias outras coisas”, explicou. Thiago também informou os vereadores sobre arrecadação de receitas através de patrocinadores, venda de ingressos, estacionamento e vendas de bebida e comida.

Em relação às praças, canchas e demais áreas de lazer da cidade, o secretário acredita que uma das principais razões da má conservação de alguns locais é a ação de vândalos. “Estamos trabalhando com a conscientização de usuários e, sempre que possível, com reparos e manutenção de espaços públicos de lazer”, explicou ele, finalizando sua participação deixando seu gabinete à disposição dos vereadores para mais esclarecimentos.

Fizeram uso da palavra para mostrar apoio à realização da festa, os vereadores Gastão Vosgerau, Luiz Paulo, Luiz Monteiro, Alberto Setnarsky, Nina Singer e Mari Temperasso. “Temos que tirar todas nossas dúvidas em relação ao evento para podermos repassar as informações à população, mas as festas são tradicionais em vários municípios e em São José dos Pinhais não poderia ser diferente”, disse Gastão, que também convidou o secretário a comparecer novamente a Casa para apresentar um balanço completo do evento.

Assessoria de Imprensa 18.03.2016