Professor Abelino colabora para realização de encontro de Conselhos Municipais de Educação

Nesta semana, nos dias 3 e 4 de setembro, ocorreu na Câmara Municipal o encontro da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNMEC Regional Sul, que reuniu os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O evento teve apoio do vereador Professor Abelino, presidente da Comissão de Educação da Casa Legislativa, e contou com uma série de autoridades e conselheiros municipais.

A UNCME é entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação, e organizada em todos os estados brasileiros com o objetivo de incentivar e orientar a criação e o funcionamento destes colegiados, pauta a sua atuação nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.

A presidente nacional da UNCME, Gilvânia Nascimento, afirmou que é muito importante a realização de eventos como esse, que visem melhorias à educação. “Discutimos nesse encontro a base nacional comum e o sistema nacional da educação, que são agendas prioritárias no país para educação brasileira”, afirmou Gilvânia.

O evento também contou com a presença do presidente da regional sul da União dos Dirigentes Municipais da Educação – UNDIME, André Lemes; do presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Oscar Alves; do Sr. Alisson Araújo, representando o Ministério da Educação da Secretaria de Articulação dos Sistemas de Ensino – SASE; Joselita Andrigueto, representando a Secretaria de Educação de São José dos Pinhais e da Fabíola Soiares Arcega, que é coordenadora estadual da UNCME do Paraná.

“Fico muito feliz por poder colaborar para a realização de eventos como esse, que  são fundamentais para a educação municipal. É interessante darmos espaço para essas discussões desse , para que assim, seja possível trazer melhorias à educação”, finaliza o vereador Abelino.

Conselheiros municipais e demais participantes do encontro

Vereador junto às autoridades, dentre elas a presidente nacional da UNCME, Gilvânia Nascimento.

Giancarlo Andreso
Assessoria de Imprensa 04.09.2015