São José dos Pinhais terá Ecopontos para recolhimento de resíduos perigosos

Autoria é do vereador Carlos Machado

 

            A Câmara Municipal aprovou, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (23), projeto de lei que autoriza o município a implantar Ecopontos para recolhimento de resíduos perigosos e especiais, como por exemplo, lâmpadas, lixo eletrônico, bitucas, medicamentos, entre outros. A autoria é do vereador Carlos Machado.

            Ecopontos são locais considerados aptos para implantação de recipiente de coleta de materiais especiais e perigosos. Tais pontos servirão para que resíduos gerados em ambientes domésticos possam receber tratamento diferenciado de coleta, transporte e destinação final, evitando que os mesmos sejam descartados em aterros.

            De acordo com o projeto, os Ecopontos deverão ser instalados em locais visíveis e conter dizeres que alertem e conscientizem o usuário sobre a necessidade do correto destino de resíduos que representam riscos à saúde e ao meio ambiente. Ainda, deverá ser priorizada a implantação em pontos de fácil acesso, como escolas e associações de bairros, além de locais estratégicos da área rural.

            Para o vereador, o descarte correto não deve ser visto apenas como obrigação legal, mas também ética e econômica. “A coleta de resíduos perigosos é muito importante para a preservação do meio ambiente. Acredito que a população está ciente dessa responsabilidade, mas não encontra maneiras de efetivamente fazê-la. Por isso a a necessidade de implantação de Ecopontos no município”, justificou Carlos Machado. O projeto segue para análise e sanção do Executivo.

 

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 23.04.2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support