Vereadores aprovam Projeto que acaba com a dupla função de motoristas

Será proibida a cobrança de passagem e condução do veículo por apenas um profissional

 

            A Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (07), Projeto de Lei que proíbe que motoristas do transporte coletivo acumulem a função de cobrador. A autoria é do Legislativo e segue para o Executivo, que tem o prazo de 15 dias para analisar e sancionar o Projeto.

            De acordo com o proposto, as concessionárias que não cumprirem a lei poderão ser advertidas, multadas ou, até mesmo, terem sua permissão cassada diante de reincidências. O principal objetivo do projeto, segundo sua justificativa, é prevenir acidentes e proteger a saúde do trabalhador.

            Os vereadores Onildo e Professor Abelino, que se dedicaram na elaboração e aprovação do documento, falaram sobre os benefícios da extinção da dupla função. “Comecei em 2010 a trabalhar por esta causa, pois os motoristas reclamam dos maiores riscos de acidentes e assaltos. Em São José dos Pinhais, o perigo é ainda potencializado pelos itinerários que geralmente abrangem as BRs”, disse Onildo. Para Abelino, o projeto também é importante para preservar a saúde dos profissionais. “É uma função por si só estressante pela rigidez no cumprimento de horários e constante rotina de engarrafamentos. Não se pode, além de tudo, obrigar o motorista a fazer a cobrança de passagens”, comentou ele que ainda afirmou que irá cobrar rapidez na sanção da lei.

            Vários profissionais da área e representantes do Sindimoc – Sindicato dos Motoristas e Cobradores e Força Sindical acompanharam a discussão e votação do projeto. “Essa é uma demonstração do respeito pelo trabalhador e garantia da permanência da função de cobrador. Com a nova lei poderemos evitar demissões e preservar a saúde mental dos motoristas, que se esgotam demasiadamente aos exercer as duas funções”, afirmou o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 07/10/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support