Casas terapêuticas reúnem-se em prol de melhorias

Vereador Professor Marcelo intermediou o encontro

 

            O vereador Professor Marcelo reuniu, na tarde dessa terça-feira (12), representantes de diversas casas terapêuticas do município. O objetivo do encontro foi iniciar discussão sobre o tema e reorganizar o Conselho Municipal Antidrogas.

            As casas terapêuticas atuam com a reabilitação e reinserção social de dependentes químicos através de abordagens específicas. Em São José dos Pinhais existem, pelo menos, 10 instituições que atendem cerca de 200 pessoas num período de 6 a 9 meses de internação. Dessas, 37% prestam serviço gratuito enquanto 63% sobrevivem da contribuição de familiares e realização de convênios com o poder público.

            Na ocasião, foram discutidos e apresentados os pontos fortes e fracos de cada entidade e sugerido soluções para os problemas. Segundo Marcelo, é necessário reativar o Conselho Municipal Antidrogas e criar, no legislativo, uma frente parlamentar a respeito. “Temos que unir o poder público e as casas terapêuticas, pois só assim conheceremos as reais condições para auxiliar nas melhorias”, disse.

            Para os representantes das casas há dois grandes empecilhos no desenvolvimento das atividades: a falta de políticas públicas e o excesso de burocracia na obtenção de recursos. “Instituindo o Conselho e garantindo a participação das instituições na Semana Municipal Antidrogas poderemos ajudar a administração a implantar ações efetivas”, explicou Rucineide Serra, da Casa Amor Ágape.

            “Acredito que este encontro é o primeiro passo para solidificarmos as ideias pela perspectiva da legalidade. O levantamento de necessidades e oportunidades nos tornará unidos para reivindicar e encontrar uma solução que melhore o modelo de casas terapêuticas atual”, finalizou Flávio Lemos, representantes das casas terapêuticas da Região Metropolitana de Curitiba.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 13/08/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support