Nina Singer e Gilberto Mello vão à ANTT solicitar melhorias na BR 376

Encontro realizado em Brasília tratou de obras para facilitar a vida da comunidade da região

Após várias reuniões com a concessionária Autopista Litoral Sul sem respostas definitivas, os vereadores Nina Singer e Gilberto Mello encontraram-se, nessa terça-feira (15), com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, em Brasília/DF.

Foram reivindicadas, na ocasião, melhorias para a comunidade do entorno da rodovia, que tem sido prejudicada com obras e intervenções realizadas pela concessionária. A vereadora Nina Singer entregou, à diretora da ANTT, Natália Marcassa de Souza, abaixo-assinado com mais cinco mil assinaturas dos moradores da região, solicitando a construção de um viaduto que ligue a Contenda à Roça Velha.

Ainda foram sugeridos, para melhoria da qualidade de vida dos moradores próximos à BR 376, a construção de um viaduto no km 622 – já em projeto, mas ainda não iniciado; acesso à Colônia Castelhanos não afastado da entrada atual, já que o projeto em vigência não atenderá a comunidade, e a volta da mão-dupla nas marginais. “Com a mão única nas marginais as filas para entrar nos bairros estão cada vez maiores, o que aumenta o perigo de acidentes”, disse Gilberto Mello.

O vereador apresentou fotos e vídeos que comprovam as dificuldades vividas pelos moradores do São Marcos com as constantes filas formadas e com problemas gerados por carretas que precisam entrar nas ruas residenciais do bairro para voltar à rodovia, causando transtornos aos motoristas e à população.

Nina Singer também questionou a necessidade da proposta de nova passagem elevada no km 639, já que não há moradias próximas ao local. “Este planejamento não está em conformidade com a demanda da região. Alguns pontos que precisam não possuem a passagem elevada, enquanto que no km 639 não há necessidade alguma”, explicou a vereadora.

Segundo Natália Marcassa, a ANTT irá analisar os pedidos feitos pelos vereadores e buscar a melhor solução aos moradores sem que isso prejudique a segurança dos usuários e extrapole o contrato firmado com a concessionária. Também estavam presentes na reunião o presidente geral da Autopista Litoral Sul (Arteris), David Diaz, o diretor comercial, Antônio Protta e o secretário municipal de obras, Leandro Rocha.

“Acredito que a reunião foi produtiva e espero que, dessa vez, os resultados sejam efetivos, pois, os cidadãos que moram ao redor desta rodovia merecem ser ouvidos e respeitados”, concluiu Nina que espera a resposta em caráter oficial da ANTT.

Assessoria de Imprensa 18/07/2014