Comissão da Criança visita Centro de Atenção Psicossocial

Os vereadores que compõem a Comissão de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso, Wilson Cabelo, Nina Singer e Luiz Monteiro, visitaram nessa segunda-feira (01) o Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil. Na ocasião, eles conheceram o trabalho realizado no local e verificaram necessidades mais urgentes.

O Caps tem como objetivo oferecer atendimento a crianças e adolescentes que se encontram em estado de sofrimento psíquico. Após tratamento e acompanhamento de equipe multidisciplinar, os pacientes são reinseridos a escola e demais direitos civis. Além disso, o Caps trabalha com programas de fortalecimento de laços familiares e comunitários. A equipe atual é composta por uma psicóloga, dois psiquiatras, duas enfermeiras, um assistente social e uma psicopedagoga. Qualquer criança ou adolescente, encaminhado por unidades de saúde, escola, Cras, Conselho Tutelar ou pelos próprios familiares, pode ser atendido pelo Caps.

A equipe do Centro repassou à Comissão, durante a visita, os pontos principais que precisam de melhorias como aumento da equipe multidisciplinar, contratação de um terapeuta ocupacional, oficineiros e educador físico. “A contratação de mais profissionais nas diversas áreas irá ampliar as atividades realizadas no Caps e ajudar na recuperação das crianças e adolescentes aqui atendidos”, disse Wilson Cabelo.

A vereadora Nina Singer propôs reunião entre os interessados juntamente com a secretaria de saúde para que a Comissão faça a intermediação entre poder executivo e Centro de Atenção, de maneira facilitada. “Temos que encontrar alternativas que melhorem ainda mais o atendimento a essa população que tanto necessita”, afirmou.

Assessoria de Imprensa 03/06/2014