Dr. Ido: “Dinheiro público é mal utilizado em SJP”

Vereador usou a palavra em tribuna para cobrar melhorias no município

O vice-presidente do legislativo, vereador Doutor Ido, fez uso da palavra durante a sessão ordinária da Câmara, nesta terça-feira (29), para mostrar sua insatisfação em relação aos gastos públicos do município. O vereador falou sobre várias ações do executivo que, segundo ele, são incompatíveis com os recursos financeiros utilizados.

Ido destacou a posição de São José dos Pinhais em arrecadação – 2ª maior do estado e 37ª maior do país, e a discrepância no oferecimento de serviços públicos de qualidade. “Como um dos municípios mais ricos do Brasil não tem dinheiro para atender a comunidade, escolas, creches, hospital?” interrogou.

Especificamente, foi abordada por ele a construção do portal da antiga sede administrativa da prefeitura, com conclusão prevista para maio. “É praticamente uma meia parede que não tem nem janelas a um custo de quase 170 mil reais”. O vereador também comentou os recursos utilizados com a Festa do Pinhão que, segundo ele, extrapolam o aceitável. “A prefeitura usa sua estrutura durante três meses para realizar a Festa. No ano passado, foram gastos 1,5 milhão de reais e o lucro destinado à APAE foi de apenas 100 mil. Este ano, só os artistas contratados cobram um milhão de reais e a prefeitura é que vai pagar” disse.

Ainda, o vice-presidente questionou a compra de 60 toneladas de carne 21 toneladas de manteiga, publicado nessa segunda-feira (28). “O que eu não entendo é que nós, vereadores, discutimos durante três meses a extinção do cargo de preparador de alimentos por           que, segundo o executivo, não havia local adequado para estoque e preparação das merendas e agora, compram essa quantidade enorme de gêneros alimentícios. Quero saber onde esses produtos serão estocados e como serão preparados, pois foi feito um convênio para o fornecimento e preparo de merenda com empresa terceirizada”.

Concordando com a opinião do Doutor Ido, o vereador professor Marcelo explicou a situação. “Também fiquei indignado com a compra dos produtos, já que o cargo de preparador de alimentos foi extinto. Por isso, procurei a diretora geral da secretaria municipal de educação que me informou que esta verba provém do governo federal, sendo exclusivamente destinada a compra de alimentos e, para não perdê-la, a administração fez essa compra por licitação. Após isso, foi solicitado às empresas que preparam a merenda que utilizassem a carne e manteiga adquiridas, sendo que o valor será abatido do recurso destinado, anualmente, a elas”, esclareceu Marcelo.

Para finalizar, Ido declarou ter estranhado a não adesão do município em programas federais, como o Mais Médicos. “A população reclama da falta de médicos e a administração não se cadastrou em nenhum programa. É um absurdo, pois vieram para o Paraná 717 profissionais pelo Mais Médicos e nenhum para São José dos Pinhais”, finalizou. Ido lembrou que, em nenhum dos casos citados por ele, houve avaliação e aprovação da Câmara Municipal.

Assessoria de Imprensa 29/04/2014