Instituído o Dia Municipal do Kung Fu

Autoria é do vereador Luiz Monteiro

A Câmara Municipal aprovou, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (27), projeto de lei que institui no calendário oficial de São José dos Pinhais o Dia Municipal do Kung Fu. De autoria do vereador Luiz Monteiro, o projeto estabelece que as comemorações sejam realizadas, anualmente, em 12 de abril.

Segundo o professor de artes marciais, Alessandro Gomes, o Dia Municipal do Kung Fu deverá ter caráter de campanha educativa, voltada à saúde, ao esporte e à cultura, com atividades elaboradas pelas secretarias responsáveis. Na ocasião, também será divulgada a prática do Kung Fu em locais públicos.

Ainda, são propostas ações em parcerias com academias do município e realização de apresentações de Kung Fu e cultura chinesa nas ruas. “Será bom para a população ser incentivada a praticar atividades físicas em espaços públicos. Essa é uma prática comum na China, onde as pessoas praticam essa arte marcial nas praças e parques, entre outras atividades”, disse Luiz Monteiro que também agradeceu a aprovação unânime dos demais vereadores e parabenizou a iniciativa do professor Alessandro.

O Kung Fu é uma arte marcial desenvolvida na China, fazendo parte da herança cultural do país. No Brasil, segundo Lamartine da Costa, organizador do Atlas do Esporte, a luta está em franca expansão. São cerca de 3600 academias que abrigam 230.100 praticantes e geram 24.700 empregos diretos. Atualmente, há 23 Federações Estaduais de Kung Fu no país, inclusive no Paraná.

Assessoria de Imprensa 27/03/2014