Comissão de Educação da Câmara visita CAEP

Centro Municipal de Avaliação e Estimulação Precoce atende crianças com dificuldades motoras e mentais

            A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do legislativo, composta pelos vereadores Professor Abelino, Lucia Stoco e Luiz Paulo, visitou, na manhã desta terça-feira (18), o Centro Municipal Especializado de Avaliação e Estimulação Precoce Professora Marilene Scrippe (CAEP). O grupo conheceu o espaço e conversou com as coordenadoras do local sobre os trabalhos realizados e necessidades atuais.

            Segundo a diretora Elizandra Molletta, o Centro tem capacidade para atender 200 crianças de 0 a 6 anos que apresentem dificuldades motoras ou mentais e, atualmente, atende cerca de 170. Indicadas por CMEIs, escolas particulares ou ONGs, as crianças passam por uma avaliação e recebem tratamento individualizado e familiar. “A frequência de cada um é de uma a duas vezes por semana e, por ser um projeto pioneiro, recebemos pacientes de toda região metropolitana”, conta Elizandra.

            O Centro já existe há sete anos, porém, poucas pessoas o conhecem. “O serviço é público e gratuito mas, infelizmente, no Brasil não há uma cultura de estimulação precoce. Precisamos promover campanhas de conscientização entre pais e médicos”, explicou Carla Agulham, pedagoga do CAEP. Na opinião de Carla quanto maior o investimento em educação infantil, maior as chances de que as crianças tornem-se adultos bem sucedidos.

            A Comissão colocou-se a disposição das coordenadoras e irá encaminhar as reivindicações de melhorias propostas, além de agendar reuniões junto às secretarias de saúde e educação para facilitar o contato entre os envolvidos. Também estava presente a professora avaliadora do Centro, Luciana Bastos. “Nosso maior objetivo é fazer a diferença na vida das crianças que passam por aqui”, finalizou Luciana.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 18/02/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *