Doutor Ido apresenta pré-projeto de novo hospital

Presidente da comissão de saúde da Câmara, vereador colheu opiniões do executivo e legislativo.

            Preocupado com a situação da saúde pública do município, principalmente em relação às condições de atendimento e infraestrutura do hospital São José, o vereador Doutor Ido apresentou, durante reunião realizada na Câmara Municipal nesta quarta-feira (04), pré-projeto de um novo hospital para cidade.

            Elaborado por empresa goiana de arquitetura, o pré-projeto prevê a construção de 800 leitos, sendo 40 de Unidades de Terapia Intensiva, 15 unidades cirúrgicas, 1500 vagas de estacionamento e cinco pavimentos distribuídos em 80 mil m². “É uma obra moderna, que atenderá multiespecialidades, cirurgias de média e alta complexidade. O projeto é para pelo menos vinte anos e pode ser construído em etapas”, explicou a coordenadora Dalva Rezende. Ainda, segundo ela, o atendimento abrangerá toda a região metropolitana de Curitiba e o litoral.

            O vice-presidente da Câmara também apresentou a ideia ao secretário de saúde Brasílio de Castro e ao prefeito Luiz Carlos Setim, que o parabenizou pela visão e iniciativa. “Temos interesse em que tudo saia bem projetado e o município poderá participar em conjunto com um grupo de investimento privado”, disse. A prefeitura colocou-se a disposição para iniciar uma discussão sobre os custos da obra, a qual requer alguns meses.

            Ido deixou claro que este é um estudo preliminar, pois há a necessidade de adequação diante da complexidade do projeto, como por exemplo, o terreno a ser implantado, sua geografia, o número exato de pavimentos e a forma de participação na construção e gestão, que poderá ser em regime de parceria público-privada. “A Câmara tem se esmerado na busca de uma solução em curto prazo, pois queremos propiciar à população instalações hospitalares adequadas, atendimento de qualidade e equipamentos de última geração”, afirmou o vereador.

            Para o presidente do legislativo, vereador Sylvio Monteiro, o projeto pensa no futuro do município e será uma referência para o Paraná. “Temos agora que dar o próximo passo que é organizar um requerimento solicitando ao município quais terrenos estão disponíveis para construção do hospital. Depois disso, abre-se processo licitatório para elaboração do projeto arquitetônico e buscam-se recursos e parcerias. Tenho certeza que este hospital será o orgulho do povo são-joseense”.

            Estiveram presentes na apresentação, além dos já citados, os vereadores Bira do Banco, Lucia Stoco, Leandro da Nifer, Luiz Paulo, Luiz Monteiro, Tadeu Camargo, Alberto Setnarsky, Gilberto Mello e Professor Abelino. Na ocasião, os vereadores tiraram dúvidas e sugeriram melhorias ao projeto.

Desenho da arquitetura do projeto para um novo hospital em São José dos Pinhais.

Renata Teixeira Gomes
Foto: Fernanda Grebogy

Assessoria de Imprensa 04/12/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support