Doutor Ido apresenta pré-projeto de novo hospital

Presidente da comissão de saúde da Câmara, vereador colheu opiniões do executivo e legislativo.

Preocupado com a situação da saúde pública do município, principalmente em relação às condições de atendimento e infraestrutura do hospital São José, o vereador Doutor Ido apresentou, durante reunião realizada na Câmara Municipal nesta quarta-feira (04), pré-projeto de um novo hospital para cidade.

Elaborado por empresa goiana de arquitetura, o pré-projeto prevê a construção de 800 leitos, sendo 40 de Unidades de Terapia Intensiva, 15 unidades cirúrgicas, 1500 vagas de estacionamento e cinco pavimentos distribuídos em 80 mil m². “É uma obra moderna, que atenderá multiespecialidades, cirurgias de média e alta complexidade. O projeto é para pelo menos vinte anos e pode ser construído em etapas”, explicou a coordenadora Dalva Rezende. Ainda, segundo ela, o atendimento abrangerá toda a região metropolitana de Curitiba e o litoral.

O vice-presidente da Câmara também apresentou a ideia ao secretário de saúde Brasílio de Castro e ao prefeito Luiz Carlos Setim, que o parabenizou pela visão e iniciativa. “Temos interesse em que tudo saia bem projetado e o município poderá participar em conjunto com um grupo de investimento privado”, disse. A prefeitura colocou-se a disposição para iniciar uma discussão sobre os custos da obra, a qual requer alguns meses.

Ido deixou claro que este é um estudo preliminar, pois há a necessidade de adequação diante da complexidade do projeto, como por exemplo, o terreno a ser implantado, sua geografia, o número exato de pavimentos e a forma de participação na construção e gestão, que poderá ser em regime de parceria público-privada. “A Câmara tem se esmerado na busca de uma solução em curto prazo, pois queremos propiciar à população instalações hospitalares adequadas, atendimento de qualidade e equipamentos de última geração”, afirmou o vereador.

Para o presidente do legislativo, vereador Sylvio Monteiro, o projeto pensa no futuro do município e será uma referência para o Paraná. “Temos agora que dar o próximo passo que é organizar um requerimento solicitando ao município quais terrenos estão disponíveis para construção do hospital. Depois disso, abre-se processo licitatório para elaboração do projeto arquitetônico e buscam-se recursos e parcerias. Tenho certeza que este hospital será o orgulho do povo são-joseense”.

Estiveram presentes na apresentação, além dos já citados, os vereadores Bira do Banco, Lucia Stoco, Leandro da Nifer, Luiz Paulo, Luiz Monteiro, Tadeu Camargo, Alberto Setnarsky, Gilberto Mello e Professor Abelino. Na ocasião, os vereadores tiraram dúvidas e sugeriram melhorias ao projeto.

Desenho da arquitetura do projeto para um novo hospital em São José dos Pinhais.

Foto: Fernanda Grebogy

Assessoria de Imprensa 04/12/2013