Luiz Paulo e Onildo participam de concretização de nova delegacia cidadã

Prefeito entregou documentos de doação do terreno para o secretário estadual de segurança, Cid Vasques.

Os vereadores Onildo e Luiz Paulo têm participado, desde o início, das negociações para implantação de nova delegacia cidadã em São José dos Pinhais. Na tarde desta segunda-feira (02), eles estiveram presentes em reunião, juntamente com demais autoridades do município, para oficializar a doação do terreno para construção da sede.

A população da cidade vem sofrendo, há anos, com a localização da atual delegacia – Rua Norberto de Brito, em frente ao supermercado Condor, pois, a carceragem não tem a infraestrutura necessária para custodiar presos além do tempo necessário. Por esse motivo, o local sofre de superlotação e as fugas são constantes. O que piora a situação é o fato de a delegacia estar funcionando em área residencial e não existir segurança suficiente para evitar fugas e motins.  Além disso, os policiais civis têm sido desviados de suas funções para vigiar presos e transportá-los às audiências ou atendimento médico, o que prejudica o trabalho de investigação criminal.

A nova sede será construída em terreno próximo ao fórum trabalhista, no bairro Cidade Jardim e não contará com carceragem, apenas atenderá ao cidadão e manterá os custodiados por, no máximo, 48 horas. Segundo o secretário, tal modelo é moderno e segue o padrão três, ou seja, o maior.

Após a entrega da escritura e registro de imóveis feita pelo prefeito Luiz Carlos Setim, o secretário comprometeu-se a dar andamento ao processo. “Agora que o primeiro passo já foi dado vamos angariar recursos para que a nova delegacia esteja pronta o mais rápido possível”, disse. Para os vereadores, o trabalho continua para que, efetivamente, o projeto seja concretizado. “Com essa união de esforços entre legislativo, executivo, judiciário e Aciap é que vamos conseguir realizar esse sonho que a comunidade são-joseense tanto merece”, afirmou Onildo. O projeto segue para tramitação em secretarias municipais responsáveis pela elaboração de documentos e autorizações necessárias.

Estiveram presentes, além dos já citados e que também contribuíram para mudança de sede da delegacia, o deputado federal Francisco Buhrer; o secretário municipal de segurança, Adriano Mühlstedt; o vice-presidente da OAB subseção de São José dos Pinhais, Jaiderson Rivarola; o delegado Gil Rocha Tesserolli; o vice-presidente da Aciap, Luiz Cesar Schlipake e o articulador do governo em implementação de políticas públicas, José Carlos Mendes.

Assessoria de Imprensa 02/12/2013