Luiz Paulo e Onildo participam de concretização de nova delegacia cidadã

Prefeito entregou documentos de doação do terreno para o secretário estadual de segurança, Cid Vasques.

            Os vereadores Onildo e Luiz Paulo têm participado, desde o início, das negociações para implantação de nova delegacia cidadã em São José dos Pinhais. Na tarde desta segunda-feira (02), eles estiveram presentes em reunião, juntamente com demais autoridades do município, para oficializar a doação do terreno para construção da sede.

            A população da cidade vem sofrendo, há anos, com a localização da atual delegacia – Rua Norberto de Brito, em frente ao supermercado Condor, pois, a carceragem não tem a infraestrutura necessária para custodiar presos além do tempo necessário. Por esse motivo, o local sofre de superlotação e as fugas são constantes. O que piora a situação é o fato de a delegacia estar funcionando em área residencial e não existir segurança suficiente para evitar fugas e motins.  Além disso, os policiais civis têm sido desviados de suas funções para vigiar presos e transportá-los às audiências ou atendimento médico, o que prejudica o trabalho de investigação criminal.

            A nova sede será construída em terreno próximo ao fórum trabalhista, no bairro Cidade Jardim e não contará com carceragem, apenas atenderá ao cidadão e manterá os custodiados por, no máximo, 48 horas. Segundo o secretário, tal modelo é moderno e segue o padrão três, ou seja, o maior.

            Após a entrega da escritura e registro de imóveis feita pelo prefeito Luiz Carlos Setim, o secretário comprometeu-se a dar andamento ao processo. “Agora que o primeiro passo já foi dado vamos angariar recursos para que a nova delegacia esteja pronta o mais rápido possível”, disse. Para os vereadores, o trabalho continua para que, efetivamente, o projeto seja concretizado. “Com essa união de esforços entre legislativo, executivo, judiciário e Aciap é que vamos conseguir realizar esse sonho que a comunidade são-joseense tanto merece”, afirmou Onildo. O projeto segue para tramitação em secretarias municipais responsáveis pela elaboração de documentos e autorizações necessárias.

            Estiveram presentes, além dos já citados e que também contribuíram para mudança de sede da delegacia, o deputado federal Francisco Buhrer; o secretário municipal de segurança, Adriano Mühlstedt; o vice-presidente da OAB subseção de São José dos Pinhais, Jaiderson Rivarola; o delegado Gil Rocha Tesserolli; o vice-presidente da Aciap, Luiz Cesar Schlipake e o articulador do governo em implementação de políticas públicas, José Carlos Mendes.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 02/12/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support