Autopista Litoral Sul esclarece obras na região do São Marcos

Vereador Onildo promoveu reunião entre concessionária, comunidade e executivo.

              Preocupado com as diversas reclamações que tem recebido dos moradores da região do São Marcos em relação às obras realizadas na rodovia BR 376, o vereador Onildo convocou reunião, realizada nesta segunda-feira (25), entre concessionária Autopista Litoral Sul, comerciantes, líderes comunitários e executivo municipal. Os participantes discutiram as solicitações dos moradores próximos às marginais e soluções para melhor atendê-los sem prejudicar o tráfego e a segurança dos usuários.

            O corregedor do legislativo abriu o debate destacando a importância das obras para melhoria da qualidade de vida do cidadão. “Sabemos que as mudanças vêm para melhorar o fluxo da rodovia e garantir a segurança de todos. Além disso, São José dos Pinhais é cidade estratégica para o escoamento de cargas, por isso merece melhorias”, disse o vereador. Onildo também pediu que a concessionária leve em conta as demandas da comunidade do entorno da BR 376. “A grande preocupação é  se haverá outra opção de retorno na altura dos Jardins Carmem e Fabíola, para que o morador não tenha que ir até o contorno do Inhaíva, percorrendo cerca de 10 quilômetros a mais, para chegar ao São Marcos que é do outro lado da pista”, explicou.

            Para o prefeito Luiz Carlos Setim, a expectativa da comunidade é muito grande e, por isso, sua participação na discussão é essencial. “Cobrar é necessário, mas também precisamos entender como as coisas funcionam e é para esclarecer os moradores que estamos aqui hoje, juntamente com a concessionária que administra o trecho”, disse. A vereadora Nina Singer pediu, à Autopista, que em primeiro lugar escute as reivindicações da comunidade, pois, em sua opinião, ela não tem sido consultada em relação às mudanças.

         Antes de responder aos questionamentos, o diretor superintendente da empresa, Paulo Castro, apresentou melhorias já realizadas e em andamento, inclusive um ambulatório de emergência construído em frente ao Hospital São José, que será inaugurado no próximo dia 30. Segundo o gerente de engenharia, Fernando Araújo, a concessionária sempre esteve à disposição da comunidade, preocupando-se com seu bem estar. “Foram realizadas uma série de obras que não estavam no contrato para garantir a segurança da pista e dos moradores da região. Sem dúvida estudaremos caso a caso e sugerimos que as conversas continuem”, disse.

                 No entanto, assim como a vereadora Nina Singer, os líderes comunitários também acreditam que não tem havido diálogo entre população e Autopista, demonstrando o desinteresse desta. “Vários comerciantes tem sido prejudicados pelas marginais de mão única e retornos distantes do São Marcos”, explicou Mauro Knorst em nome dos demais. De acordo com Onildo, será formada comissão para levar os pedidos à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e continuar a luta pelas melhorias na região.

          Além dos citados, também estiveram presentes os vereadores Tadeu Camargo e Doutor Ido; os secretários municipais Marcelo Ferraz César, Leandro Rocha e Valdir Furlan e o gerente de obras da Autopista Litoral Sul, Júnior Teixeira.

Vereador Onildo promoveu reunião entre moradores e Autopista.
Participação de comerciantes e líderes comunitários.

Renata Teixeira Gomes
Fotos: Fernanda Grebogy

Assessoria de Imprensa 25/11/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support