Vereadores pedem reflexão no Dia da Consciência Negra

São José dos Pinhais também comemora a data através de lei, porém feriado não foi instituído.

 

            Alguns vereadores fizeram uso da palavra, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (19), para lembrar o Dia da Consciência Negra comemorado, nacionalmente, em 20 de novembro. São José dos Pinhais instituiu a data no início deste ano, através da lei nº 2115/13, porém, assim como em Curitiba, não haverá feriado.

            Único vereador negro da legislação 2012-2016, Luiz Paulo pediu profunda reflexão sobre o assunto. “Qual a nossa importância na vida e na sociedade? O que representamos para o mundo? Qual a diferença entre negros e demais raças? Com as respostas a essas perguntas poderemos diminuir o racismo que, infelizmente, ainda existe”, afirmou ele.

            O vereador Professor Abelino destacou a dificuldade, ainda existente, de os negros ingressarem no mercado de trabalho em condições de igualdade com as demais raças. Segundo ele, a reflexão também poderá abrandar as dificuldades que permanecem perante o tema.

            Autor da lei que instituiu o Dia da Consciência Negra no município, o vice-presidente do legislativo, doutor Ido, lembrou que a data é comemorada em 20 de novembro em homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. “Acredito que essa discussão já deveria estar no passado, pois o racismo é algo ultrapassado, pena que ele ainda perdure na sociedade. Temos que encontrar novas formas de combater esse mal”, disse.

Renata Teixeira Gomes
Fotos: Fernanda Grebogy

Assessoria de Imprensa 19/11/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support