Instituído o Dia Municipal Sem Carro

Autoria é dos vereadores Professor Assis, Carlos Machado, Leandro da Nifer, Bira do Banco e Tadeu Camargo.

             A Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (29), o projeto de lei que institui no calendário oficial de São José dos Pinhais o Dia Municipal Sem Carro, a ser comemorado anualmente em 22 de setembro. A autoria é dos vereadores Professor Assis, Carlos Machado, Leandro da Nifer, Bira do Banco e Tadeu Camargo.

            O Dia Municipal Sem Carro deverá ser uma campanha de caráter educativo, adequada ao Código de Trânsito Brasileiro, sendo que, no decorrer do ano e destacadamente nesse dia, o executivo deva promover atividades educativas e realizar ações para obter a adesão voluntária das pessoas ao não uso de carros para se locomover, optando pelo transporte coletivo, bicicleta ou caminhada.

            A data foi comemorada pela primeira vez na França, em 1997, e trata-se de uma mobilização sustentável para combater a poluição atmosférica e a emissão excessiva de gases de efeitos estufa. No Brasil, muitas cidades já instituíram o Dia Municipal Sem Carro, como por exemplo, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

            “Esse Dia é uma oportunidade para que os governantes possam sensibilizar a população sobre assuntos relacionados à mobilidade urbana, ao meio ambiente e à sustentabilidade”, explicou o vereador Professor Assis. Também um dos autores do projeto, o vereador Leandro da Nifer fez uso da palavra em explicação pessoal para agradecer a aprovação. “Esta Casa não pode deixar de elaborar projetos que sejam úteis à população, pois o município tem sofrido muito com o trânsito intenso e nós temos feitos várias indicações ao executivo pedindo melhorias nesse sentido”, disse.

Renata Teixeira Gomes
Foto: Fernanda Grebogy

Assessoria de Imprensa 29/10/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support