Instituído o Dia Municipal Sem Carro

Autoria é dos vereadores Professor Assis, Carlos Machado, Leandro da Nifer, Bira do Banco e Tadeu Camargo.

A Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (29), o projeto de lei que institui no calendário oficial de São José dos Pinhais o Dia Municipal Sem Carro, a ser comemorado anualmente em 22 de setembro. A autoria é dos vereadores Professor Assis, Carlos Machado, Leandro da Nifer, Bira do Banco e Tadeu Camargo.

O Dia Municipal Sem Carro deverá ser uma campanha de caráter educativo, adequada ao Código de Trânsito Brasileiro, sendo que, no decorrer do ano e destacadamente nesse dia, o executivo deva promover atividades educativas e realizar ações para obter a adesão voluntária das pessoas ao não uso de carros para se locomover, optando pelo transporte coletivo, bicicleta ou caminhada.

A data foi comemorada pela primeira vez na França, em 1997, e trata-se de uma mobilização sustentável para combater a poluição atmosférica e a emissão excessiva de gases de efeitos estufa. No Brasil, muitas cidades já instituíram o Dia Municipal Sem Carro, como por exemplo, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

“Esse Dia é uma oportunidade para que os governantes possam sensibilizar a população sobre assuntos relacionados à mobilidade urbana, ao meio ambiente e à sustentabilidade”, explicou o vereador Professor Assis. Também um dos autores do projeto, o vereador Leandro da Nifer fez uso da palavra em explicação pessoal para agradecer a aprovação. “Esta Casa não pode deixar de elaborar projetos que sejam úteis à população, pois o município tem sofrido muito com o trânsito intenso e nós temos feitos várias indicações ao executivo pedindo melhorias nesse sentido”, disse.

Foto: Fernanda Grebogy

Assessoria de Imprensa 29/10/2013