Doutor Ido debate gestão da saúde no município

O vereador Doutor Ido fez uso da palavra durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (22) para comentar a gestão da saúde pública em São José dos Pinhais. Ido, que também é presidente da comissão de saúde e assistência social do legislativo, debateu com os demais vereadores soluções para melhorar a situação da pasta, que tem sido alvo de várias reclamações da população.

O vice-presidente da Casa iniciou seu discurso elogiando o secretário municipal de saúde, Brasílio de Castro. Segundo ele o médico, que já atua há 44 anos, é um cidadão que merece o respeito de todos, pois é um exemplo de profissional. “O problema é que a gestão da saúde vem apresentando diversas dificuldades desde o início. No município acredito que não há outro profissional com tamanha experiência que possa vir a somar, é uma questão de melhoria na gestão, e não pessoal”, disse o vereador.

Ido também comentou sobre a reunião realizada na última quinta-feira (17), com os médicos Eduardo Lourenço e Matheos Chomatas que discutiu mudanças no modelo de gestão do hospital São José. “Nós conhecemos como funciona uma fundação estatal, que é um modelo interessante mas que, na minha opinião, não é a opção mais adequada para o município”, afirmou Ido que também destacou que os vereadores continuarão a buscar uma solução para a saúde. Segundo ele, a resolução mais viável, já apresentada ao prefeito, é a construção de novo hospital com, no mínimo 400 leitos, maior comprometimento dos profissionais e valorização destes. “Essa é uma medida em médio prazo, pois a prefeitura não tem verba para contratar mais médicos. Cerca de 80% da população depende do SUS (Sistema Único de Saúde) e não há dinheiro suficiente para atender a essa demanda”, disse.

O vereador Onildo, que também é membro da comissão de saúde e assistência social, demonstrou sua preocupação com a falta de profissionais. “Espaço físico nós temos, como por exemplo o que está sendo construído pela Litoral Sul em frente ao hospital São José, o problema é a falta de profissionais, pois estes ganham muito pouco e acabam deixando seus empregos”. Ainda, de acordo com Onildo, a comissão tem recebido diversas reclamações relacionadas à limpeza do hospital. “Tenho escutado relatos absurdos sobre falta de higiene. Como não pegar infecção hospitalar num lugar desse? Estamos atentos e vamos investigar todas as denúncias”, disse o vereador.

Também fizeram uso da palavra no debate os vereadores Leandro da Nifer, Luiz Monteiro, Luiz Paulo e Nina Singer. “220 milhões de reais gastos por ano em saúde sem que se resolvam seus problemas é um absurdo. A gestão passada mudou o modelo de gestão do hospital e atrasou ainda mais a área. Temos que conversar todos juntos para tentar acertar desta vez”, falou a vereadora Nina.

Foto: Fernanda Grebogy

Assessoria de Imprensa 22/10/2013