Tenente Coronel Fábio Mariano de Oliveira é o mais novo Cidadão Honorário de São José dos Pinhais

Autoria da homenagem é do vereador Tadeu Camargo

A Câmara Municipal realizou, na manhã desta quarta-feira (16), sessão solene de entrega de Título de Cidadão Honorário ao comandante do 6º Grupamento de Bombeiros, Tenente Coronel Fábio Mariano de Oliveira. A iniciativa da homenagem é de autoria do vereador Tadeu Camargo e foi aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.

Para o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, o reconhecimento é oriundo de toda comunidade, pois o 6º Grupamento tem se destacado nas atividades de defesa civil. “Nos últimos anos, a defesa civil tem sido muito utilizada e o comandante Fábio e sua equipe tem atendido muito bem os diversos municípios da região metropolitana”, disse Setim.

Também fizeram uso da palavra para parabenizar o Tenente Coronel, o vice-prefeito Toninho da Farmácia e o vereador Tadeu Camargo. “Queremos estender esta homenagem a toda corporação que se preocupa em atender todas as emergências de maneira rápida e eficiente. Esperamos que, cada dia mais, possamos reconhecer os bombeiros como parceiros do município”, afirmou Tadeu que ainda lembrou que este mês comemoram-se os 101 anos do Corpo de Bombeiros e 39 anos de atividades em São José dos Pinhais.

Após a entrega do diploma, o comandante discursou para agradecer colegas e familiares. “Este reconhecimento é uma marca na minha vida e carreira e para minha corporação. Sou grato a todos que, de alguma forma, contribuíram para que eu chegasse neste dia”, disse Fábio. O Tenente Coronel também falou sobre o aprimoramento da instituição e apoio do governo. Ao finalizar, Fábio afirmou ser o 6º Grupamento, o melhor do estado do Paraná. “Essa equipe tem correspondido acima das expectativas no cumprimento de sua missão”.

Compareceram à cerimônia, além dos já citados, o presidente da Câmara, Sylvio Monteiro; os vereadores Professor Assis, Lucia Stoco, Luiz Paulo, Luiz Monteiro, Mari Temperasso, Onildo, Alberto Setnarsky e Wilson Cabelo; a vereadora de Curitiba, Carla Pimentel; o comandante do 17º Batalhão da PM, Tenente Coronel Edson Hartmann de Oliveira; o vice-presidente da igreja Assembleia de Deus no município, pastor Eurico Deraldo Santana; o comandante da Academia Militar do Guatupê, Major Vanderlei Rothenburg; o comandante do 7º Grupamento de Bombeiros, Tenente Coronel Ricardo Silva; representantes de autoridades, familiares, amigos e colegas do homenageado.

Biografia

Fábio Mariano de Oliveira é natural de Curitiba, casado e pai de três filhos. É comandante do 6º Grupamento de Bombeiros desde 2008 e coordenador regional de defesa civil. Também é pastor membro da Convenção das Igrejas Evangélicas do Paraná.

O Tenente Coronel tem sem eu currículo diversos cursos, entre eles três pós-graduações, prevenção de combate a incêndios e instrutor de defesa civil. Recebeu diversas medalhas ao longo de sua trajetória como policial militar e já exerceu várias funções, como comandante do Posto de Bombeiros do Portão, Guaratuba e Araucária. Também foi subchefe da Casa Militar da Governadoria, entre outros.

Vereador Tadeu Camargo, autor da homenagem e Tenente Coronel Fábio Mariano de Oliveira

Fotos: Fernanda Grebogy

Assessoria de Imprensa 16/10/2013