Aprovado Programa de Identificação e Tratamento da Dislexia na rede municipal de ensino

Autoria é do vereador Wilson Cabelo

              A Câmara Municipal aprovou, na sessão ordinária dessa terça-feira (24), projeto de lei que cria o Programa de Identificação e Tratamento da Dislexia na rede municipal de ensino. A autoria é do vereador Wilson Cabelo.

            De acordo com o projeto, que será encaminhado ao executivo para análise e possível sanção, serão aplicados os exames em todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino. O Programa deverá abranger a capacitação permanente dos educadores para que tenham condições de identificar os sinais da dislexia e outros distúrbios. Também, serão criadas equipes multidisciplinares formadas por profissionais necessários à execução do trabalho de prevenção, diagnóstico e tratamento, contendo, obrigatoriamente, um psicólogo, um fonoaudiólogo e um psicopedagogo.

            A dislexia é um distúrbio congênito que consiste numa dificuldade de associar uma letra ao seu respectivo som. Essa dificuldade poderá se refletir futuramente na leitura e, consequentemente, na escrita. Manifesta-se logo na primeira infância, quando a criança demora a aprender a falar. O disléxico é incapaz de ler palavras simples, demonstra falta de interesse pela leitura e não pronuncia as palavras corretamente.

            Wilson Cabelo, quando criança sentia dificuldade na aprendizagem e houve, em sua família, uma desconfiança de que ele pudesse ter a doença, motivo que levou o vereador a criar o projeto. “Graças a Deus meu diagnóstico foi negativo, mas é imprescindível detectar a doença logo no início, para amenizarmos a situação constrangedora para a criança, pois os disléxicos podem ser altamente inteligentes”, afirmou Cabelo que também destacou a importância da colaboração de pais e professores na identificação de dificuldades na fala e leitura dos alunos.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 26/09/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support