Câmara promove Curso de Políticas Públicas, Controle Social e Transparência

Presidente Sylvio Monteiro assinou termo de adesão ao Programa Brasil Transparente

          Iniciou-se, na noite dessa segunda-feira (23), o Curso de Políticas Públicas, Controle Social e Transparência promovido pela Câmara Municipal. O curso foi proposto pelo vereador professor Abelino, autor da lei que instituiu a Conferência e o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social. O presidente do legislativo, Sylvio Monteiro, assinou, na ocasião, o termo de adesão ao Programa Brasil Transparente.

            No primeiro dia, os participantes assistiram à palestra do promotor do ministério público em São José dos Pinhais, Divonzir José Borges e do presidente do Observatório Social de Curitiba, Nilson Altair de Souza. O curso ocorrerá durante toda a semana e contará com aulas do professor Giovani de Souza e demais palestras referentes ao tema.

            Ainda, durante a abertura, o presidente do legislativo, vereador Sylvio Monteiro, assinou o termo de adesão ao Programa Brasil Transparente. “O trabalho que estamos realizando na Câmara Municipal é inovador e a transparência é uma obrigação dos gestores públicos. Todos têm acesso ao portal da transparência e à Tv Câmara e queremos ampliar ainda mais esses mecanismos de controle através de uma Linha Cidadão, que já está em fase de estudos. Por tudo isso é que o legislativo são-joseense é referência no tribunal de contas”, disse o presidente que também parabenizou a iniciativa do vereador professor Abelino.

            O Programa Brasil Transparente, conduzido pela Controladoria-Geral da União, visa auxiliar tecnicamente estados e municípios a implementar a Lei de Acesso à Informação. Lançado em janeiro de 2013, o Programa também oferece materiais técnicos elaborados pela CGU, capacitação presencial e acesso a cursos de educação a distância, gratuitamente.

            Ao fazer uso da palavra, o vereador professor Abelino falou sobre a lei de sua autoria e desejou um bom curso aos participantes. “Esse curso irá formar lideranças que serão possíveis candidatos ao Conselho”, afirmou o vereador que também explanou sobre transparência e Lei de Responsabilidade Fiscal.

            Participaram da abertura, além dos já citados, os vereadores Onildo, Alberto Setnarsky, Luiz Paulo, Doutor Ido e Mari Temperasso; o secretário de planejamento Rafael Rueda e a presidente da Femam, Valdívia dos Santos de Lima.

O presidente da Câmara, vereador Sylvio Monteiro, assinou termo de adesão ao Programa Brasil Transparente.

Vereador Professor Abelino, autor da Lei Municipal de Políticas Públicas, Controle Social e Transparência.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 24/09/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support