Câmara recebe abertura da Semana Nacional de Trânsito

Município promoverá várias ações de conscientização

            A Câmara Municipal sediou, na manhã desta quarta-feira (18), a cerimônia de abertura em comemoração à Semana Nacional de Trânsito. Durante o período, de 18 a 28 de setembro, a prefeitura promoverá ações de conscientização sobre o tema.

            Na ocasião, foi apresentado, pelo representante do Detran, Leo Nápoli, o Projeto Vida no Trânsito, que é realizado em 10 países com a finalidade de minimizar problemas causados pelo trânsito e que será implantado em São José dos Pinhais. Ainda, foram expostas ações que serão desenvolvidas durante a semana como palestras, passeios ciclísticos, passeatas e open fórum. Pela primeira vez, o município promoverá, no dia 25 de setembro, o Desafio Intermodal, em que 30 participantes sairão às 18:30 horas do shopping São José com destino à Famec com o objetivo de quantificar dados sobre a forma de deslocamento mais eficiente para a cidade.

            O secretário municipal de transporte e trânsito abriu os trabalhos. “O principal desafio das cidades grandes atualmente é a mobilidade. Se não cuidarmos desse aspecto chegaremos a um caos sem solução e, a melhor solução, é a educação, principalmente de jovens e crianças. É o exercício da cidadania aplicada ao trânsito”, disse. O vereador Luiz Monteiro, que esteve representando a Câmara Municipal na ocasião, parabenizou a iniciativa do executivo. “É importante educar os jovens que, daqui a poucos anos, também serão motoristas e precisarão ser tolerantes, pois, os carros, hoje em dia, têm sido usados como verdadeiras armas”, explicou.

            Participaram do evento os alunos do quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Elza Scherner Moro, especialmente convidados pelo programa Escola de Cidadania do legislativo. Também estiveram presentes o prefeito em exercício, Toninho da Farmácia; o vereador Luiz Monteiro; o secretário de transporte e trânsito, Adriano Muhlstedt; o diretor geral do Detran, Marcos Traad; o secretário de saúde, Brasílio de Castro; o secretário de urbanismo, Marcelo Ferraz; o secretário de indústria, comércio e turismo, Valdir Furlan; a secretária de agricultura e abastecimento, Daniele Setim; o diretor da secretaria de planejamento, Luiz Keppen e diretores de escolas estaduais do município.

Alunos da Escola Municipal Elza Scherner Moro participaram da abertura da Semana Nacional de Trânsito.

Renata Teixeira Gomes
Fotos: Fernanda Grebogy

Assessoria de Imprensa 18/09/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Deixe-nos um elogio:
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support