Leandro da Nifer discute papel do legislativo municipal

“Sem uma Câmara Municipal ativa não existe verdadeira democracia”

           O vereador Leandro da Nifer fez uso da palavra em tribuna, na sessão ordinária da Câmara Municipal do último dia 05, para comentar a importância e verdadeiro papel do poder legislativo municipal na política brasileira. Segundo ele, a Casa é o local ideal para debates públicos de interesse da sociedade e verdadeira representante do povo.

            De acordo com o vereador, a promulgação da Constituição Federal de 1988 resgatou definitivamente o papel dos municípios no cenário político brasileiro ao torná-los entes federados com constituições próprias, ou seja, as leis orgânicas. “Desde então, os municípios são dotados de relativa autonomia, o que já era tendência internacional e, como consequência, acarretaram maior volume de encargos realtivos às políticas sociais e ações de desenvolvimento econômico”.

      Ainda, na opinião de Leandro, pouco se discute sobre o papel do legislativo municipal no contexto de desenvolvimento de São José dos Pinhais,   que tem progredido bastante nos últimos trinta anos. “Os vereadores podem ser instrumentos de costura da rede política nacional. Portanto, a boa vontade deve prevalecer na análise dos projetos de lei apresentados por nós, que muitas vezes são vetados pelo executivo, impondo certa retaliação nas atribuições da Câmara e excessivo controle sobre nossas iniciativas”, disse. Para ele, novas relações devem ser estabelecidas entre os dois poderes. “Devemos ser respeitados na mesma medida em que respeitamos o executivo”.

            Finalizando seu discurso, o vereador afirmou que um novo planejamento político deve ser estabelecido, sendo que os vereadores devem exercer papel preponderante nessa transformação. “Sem uma Câmara Municipal ativa não existirá verdadeiramente a prática da democracia e nosso desafio é fortalecer o legislativo perante o executivo”, completou Leandro que também pediu que os demais vereadores reflitam sobre o tema. “Unidos podemos ser cada vez mais fortes, sendo essa Casa, cada vez mais, a voz do povo”.

Foto: Fernanda Grebogy

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 17/09/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support