Professor Marcelo preocupa-se com prevenção da mielomeningoceli

Doença pode causar má formação da medula espinhal e paralisia nas pernas

O vereador professor Marcelo apresentou, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (27), indicação solicitando ao executivo, através da secretaria de saúde, promoção de campanhas de prevenção à mielomeningoceli; programa para fornecimento gratuito de ácido fólico na rede municipal de saúde e incentivo ao enriquecimento de alimentos que contenham tal ácido por indústrias e comerciantes locais.

De acordo com a indicação, a preocupação do vereador justifica-se, pois, no Brasil a doença afeta um em cada mil bebês nascidos vivos, o que representa, em números absolutos, três mil crianças todos os anos. A mielomeningoceli está associada a alterações genéticas e a baixos níveis de ácido fólico no organismo da gestante, durante as primeiras doze semanas de gravidez.

Segundo Marcelo, o objetivo da indicação é diminuir em até 85% a incidência de má formação da medula espinhal, cujas principais sequelas são a hidrocefalia (excesso de líquido no crânio) e paralisia nas pernas. “Essa patologia também pode causar retardo mental, incapacidade de controle da urina e pés tortos. Por esses motivos consideramos imprescindível a prevenção através de conhecimento e maior consumo de ácido fólico pelas gestantes”, explicou o vereador.

Assessoria de Imprensa 27/08/2013