Sinsep pede apoio dos vereadores para não extinção de empregos públicos

Servidores da área de saúde compareceram à sessão da Câmara para reivindicar mudança em projetos de lei complementar.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsep), juntamente com servidores da área de saúde, reivindicou, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (20), mudanças em projetos de lei complementar que extinguem empregos públicos. Os projetos nº 81 e 82 são oriundos do poder executivo e estão sendo analisados pelos vereadores para votação.

De acordo com os projetos, por recomendação do ministério público, deverão ser extintos os empregos de preparador de alimentos e agentes de combate a endemias, este integrante do programa Saúde da Família. Tais empregos deverão ser regidos pelo regime estatutário e não mais CLT, como atualmente. Os servidores reivindicam a mudança do regime CLT para estatutário, para que todos os servidores possam usufruir de direitos iguais.

A presidente do Sinsep, Juciane Zuanazzi, pediu mais discussão sobre os projetos. “O programa Saúde da Família é importante na prevenção de doenças, os agentes comunitários já têm um vínculo com a comunidade e sua manutenção e valorização são imprescindíveis. Queremos que os mais de 200 celetistas sejam transferidos para o regime estatutário”, disse. Juciane irá utilizar a tribuna popular, em nome dos servidores, para expor melhor o assunto na próxima quinta-feira (22).

O vereador Bira do Banco, em discurso, destacou a independência do legislativo ao discutir assuntos de interesse da comunidade e parabenizou a gestão do atual presidente, Sylvio Monteiro. “Colaborando com o processo democrático que tem ocorrido na Câmara, estamos preparados para qualquer debate, independente de forças extraordinárias”, disse Bira. O vereador leu, a pedido do sindicato, ofício enviado à prefeitura pedindo maior diálogo a respeito de projetos de lei relacionados aos servidores.

Ao término da sessão, sugerido pelo vereador Aílton Fenemê, os presentes reuniram-se com os vereadores para continuar o debate. Segundo o presidente da comissão de saúde e assistência social da Câmara, doutor Ido, nenhum funcionário será prejudicado. “Iremos à Araucária para entender como os celetistas foram transferidos para o regime estatutário e tentaremos fazer o mesmo em nosso município. Do que depender dos vereadores, todos estarão garantidos, pois lutaremos junto com os servidores”, disse.

Reunião entre vereadores e servidores.

Assessoria de Imprensa 20/08/2013