Adelino Venturi recebe Título de Cidadão Honorário

Homenagem foi proposta pelo vereador professor Marcelo

             A Câmara Municipal, em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (11), concedeu Título de Cidadão Honorário ao empresário do ramo imobiliário, Adelino Venturi. A homenagem foi concedida através da lei nº 2189/13, de autoria do vereador professor Marcelo.

            Para o vereador, o Título é o reconhecimento do legislativo e da sociedade para com Venturi, que também é voluntário em várias causas sociais. “Atualmente, fazer o bem é algo extraordinário e Adelino faz a diferença através de seu apoio à Appam (Associação dos Pais e Amigos das Crianças Portadoras de Mielomeningocele), entre outros projetos sociais”, disse Marcelo.

            Também fizeram uso da palavra o vice-prefeito Toninho da Farmácia, o deputado federal Leopoldo Meyer e o prefeito Luiz Carlos Setim. “Sempre acompanhei o trabalho do Adelino e sei que ele se dedica aos interesses do município, sendo presença marcante em seu desenvolvimento. Por isso, este Título de Cidadão Honorário é mais do que justo”, afirmou o prefeito.

            Após receber as homenagens, tanto da Câmara quanto de grupo de atletas de futebol feminino ao qual apoia, Adelino Venturi fez uso da palavra para agradecer a lembrança e presença de todos. Em discurso, ele falou de sua trajetória, do início da vida em São José dos Pinhais e das dificuldades encontradas. “Educação familiar, gosto pelo trabalho, fé cristã, respeito pelos mais velhos, gosto pela natureza, são alguns dos princípios que herdei de meus pais e que me fazem a pessoa que sou hoje. Esses princípios não têm preço”.

            Além dos citados, também estiveram presentes os vereadores Luiz Monteiro e professor Assis; o secretário de cultura, Amarildo Rosa; o secretário de planejamento, Rafael Rueda; familiares e amigos do homenageado.

Biografia 

            Adelino Venturi é natural de Rio do Sul, Santa Catarina, casado com Cibele Venturi, pai de três filhos e avô de três netas. Descendente de italianos, alemães e poloneses, é nascido em lar modesto, onde seus pais trabalhavam na roça, priorizando o sustento e educação dos filhos.

            Concluiu os 1º e 2º graus no seminário diocesano de Lajes. No fim de 1967, mudou-se para o Paraná, passando no vestibular de Filosofia Pura da Universidade Católica do Paraná. Em 1971, já professor de alguns cursos emergentes em Curitiba, foi responsável como pesquisador e escritor da mais completa Enciclopédia de Ensino Fundamental do Brasil. Em 1974, juntamente com outros professores, fundou o curso e colégio Unificado.

            Em São José dos Pinhais, já como corretor de imóveis e empresário conhecido, foi coordenador da Câmara Setorial Imobiliária na Aciap, 2007-2008. Nessa oportunidade, engajou-se como voluntário nas atividades da Appam (Associação dos Pais e Amigos das Crianças Portadoras de Mielomeningocele). Também apoia o time de Futebol Feminino por Excelência através da doação de uniformes e agasalhos para as 40 participantes. Além disso, apoia atletas desde 2008, como a equipe de kung fu e triatlo.

            Estabeleceu-se no município e vem trabalhando no ramo imobiliário há 20 anos, sendo diretor da Venturi Consultoria Imobiliária há 17.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 12/07/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support