Governo do estado apresenta UPS cidadania em São José dos Pinhais

Vereadores acompanharam apresentação de programas paralelos a Unidade Paraná Seguro do Guatupê

Os vereadores Luiz Paulo e Onildo, representando a Câmara Municipal, participaram de reunião realizada, nessa quarta-feira (19) na secretaria de segurança, para apresentação da UPS cidadania. O governo do estado pretende trabalhar em conjunto com o município e sociedade para oferecer programas cidadãos à região do Guatupê, em paralelo com o trabalho da Unidade Paraná Seguro instalada no bairro.

Segundo o comandante das UPSs no estado, tenente coronel Heraldo Régis da Silva, a confiança na polícia e denúncias aumentaram nas áreas onde foram implantadas as UPSs. “A sociedade precisa se envolver para que possamos oferecer segurança e cidadania. Apenas atender mais ocorrências não é o objetivo, e sim evita-las através da polícia comunitária em paralelo com projetos sociais e cidadãos”, disse o comandante que também apresentou planejamento detalhado da Unidade. “O planejamento é fundamental para o sucesso da missão, claro com a colaboração da comunidade, que melhor sabe das necessidades do bairro”.

A coordenadora das UPSs cidadania, Sônia Schober, apresentou diversas atividades que poderão ser implantadas, em conjunto com o município, na região do Guatupê. Entre elas feiras de serviços, mobilização de cidadania e ações continuadas. Também serão oferecidos mutirões de trabalho, documentação, programas de saúde mental, e demais atos de cidadania. “Vamos mobilizar os aparelhos de estado e vários segmentos da sociedade civil organizada, diagnosticar e mapear as necessidades para que, assim, possamos estabelecer redes e implantar programas cidadãos de maneira contínua”, explicou.

Os vereadores Luiz Paulo e Onildo mostraram-se preocupados com as demais regiões do município que também precisam de policiamento ostensivo e programas de cidadania. “Existe no município, pelo menos mais dois bairros que precisam da UPS. Temos que, principalmente, cuidar do psicológico das famílias carentes que já está bastante abalado e desacreditado”, afirmou Luiz Paulo. Na opinião do vereador Onildo, o trabalho realizado no Guatupê irá beneficiar todo município. “Já percebi que as rondas têm sido mais constantes no São Marcos e os registros de assaltos diminuíram. Acredito que a UPS tem aliviado o trabalho da Guarda Municipal e da polícia que pode atender outras áreas”, disse.

Compareceram a reunião além dos já citados, o secretário de segurança, Adriano Muhlstedt; o secretário de urbanismo, Marcelo Ferraz; o comandante da guarda municipal, Samarone Bueno; o articulador do governo na implementação de políticas públicas, José Carlos Mendes; representantes do governo do estado e Aciap de São José dos Pinhais.

Assessoria de Imprensa 19/06/2013