Governo do estado apresenta UPS cidadania em São José dos Pinhais

Vereadores acompanharam apresentação de programas paralelos a Unidade Paraná Seguro do Guatupê

             Os vereadores Luiz Paulo e Onildo, representando a Câmara Municipal, participaram de reunião realizada, nessa quarta-feira (19) na secretaria de segurança, para apresentação da UPS cidadania. O governo do estado pretende trabalhar em conjunto com o município e sociedade para oferecer programas cidadãos à região do Guatupê, em paralelo com o trabalho da Unidade Paraná Seguro instalada no bairro.

            Segundo o comandante das UPSs no estado, tenente coronel Heraldo Régis da Silva, a confiança na polícia e denúncias aumentaram nas áreas onde foram implantadas as UPSs. “A sociedade precisa se envolver para que possamos oferecer segurança e cidadania. Apenas atender mais ocorrências não é o objetivo, e sim evita-las através da polícia comunitária em paralelo com projetos sociais e cidadãos”, disse o comandante que também apresentou planejamento detalhado da Unidade. “O planejamento é fundamental para o sucesso da missão, claro com a colaboração da comunidade, que melhor sabe das necessidades do bairro”.

            A coordenadora das UPSs cidadania, Sônia Schober, apresentou diversas atividades que poderão ser implantadas, em conjunto com o município, na região do Guatupê. Entre elas feiras de serviços, mobilização de cidadania e ações continuadas. Também serão oferecidos mutirões de trabalho, documentação, programas de saúde mental, e demais atos de cidadania. “Vamos mobilizar os aparelhos de estado e vários segmentos da sociedade civil organizada, diagnosticar e mapear as necessidades para que, assim, possamos estabelecer redes e implantar programas cidadãos de maneira contínua”, explicou.

            Os vereadores Luiz Paulo e Onildo mostraram-se preocupados com as demais regiões do município que também precisam de policiamento ostensivo e programas de cidadania. “Existe no município, pelo menos mais dois bairros que precisam da UPS. Temos que, principalmente, cuidar do psicológico das famílias carentes que já está bastante abalado e desacreditado”, afirmou Luiz Paulo. Na opinião do vereador Onildo, o trabalho realizado no Guatupê irá beneficiar todo município. “Já percebi que as rondas têm sido mais constantes no São Marcos e os registros de assaltos diminuíram. Acredito que a UPS tem aliviado o trabalho da Guarda Municipal e da polícia que pode atender outras áreas”, disse.

            Compareceram a reunião além dos já citados, o secretário de segurança, Adriano Muhlstedt; o secretário de urbanismo, Marcelo Ferraz; o comandante da guarda municipal, Samarone Bueno; o articulador do governo na implementação de políticas públicas, José Carlos Mendes; representantes do governo do estado e Aciap de São José dos Pinhais.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 19/06/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support