Vereadores discutem guarda responsável de animais domésticos

População tem pedido solução para grande número de cães abandonados no município

           Após receber diversos pedidos para solucionar o problema de animais abandonados em São José dos Pinhais, a vereadora Mari Temperasso organizou reunião, em seu gabinete na manhã desta quinta-feira (13), para discutir o assunto com demais vereadores e representante da comunidade.

            O vereador doutor Ido apresentou à senhora Janete Zani, que cuida de vários cães abandonados na região rural do município, sua emenda a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014 pedindo um centro de proteção animal. “Será uma área de cerca de 5 alqueires com capacidade para 200 animais. Nesse local, a comunidade levará os cães abandonados, que serão castrados e vacinados. A diferença é que a pessoa irá adotar o bicho e a prefeitura cuidar”. A emenda, juntamente com as demais apresentadas pelos vereadores, será analisada pelo executivo para possível realização.

            Para Mari Temperasso os animais abandonados, além de causar doenças, prejudicam o tráfego de veículos nas BRs que cortam o município. “Iremos nos reunir com a Ecovia para desenvolvermos projeto que evite a permanência de animais abandonados nas beiras das pistas, pois eles podem causar graves acidentes”, disse.

            Na ocasião, os vereadores concordaram que os projetos de castração e guarda responsável só funcionam com a participação da população. “Vejo algumas pessoas que tiram o cachorro do carro e largam na estrada. Isso é um absurdo, tanto pelo animal quanto pelas pessoas que correm risco”, disse Janete Zani, que pretende ajudar os vereadores em projetos relacionados ao tema.

            Também estiveram presentes na reunião, além dos citados, os vereadores Onildo, Luiz Monteiro e Nina Singer.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 13/06/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support