Teste de detecção de língua presa será obrigatório nas maternidades de São José dos Pinhais

Autoria é da vereadora Mari Temperasso

            Foi aprovado, na sessão ordinária da Câmara Municipal dessa terça-feira (11), projeto de lei que determina a realização do teste da linguinha, para detectar língua presa em recém-nascidos nas maternidades públicas de São José dos Pinhais. A autoria é da vereadora Mari Temperasso.

            De acordo com o projeto, o teste deverá ser feito nas primeiras 24 horas de vida do bebê, antes da alta hospitalar, sendo realizado, por fonoaudiólogo ou profissional de saúde devidamente capacitado. O objetivo principal é diagnosticar precocemente problemas como: dificuldade de sucção na amamentação, deglutinação e, posteriormente, evitar problemas na mastigação e fala.

            O frênulo, que é uma pequena prega de membrana mucosa, conecta a língua ao assoalho da boca, possibilitando ou interferindo na livre movimentação da língua dos bebês. Tal defeito pode causar desmame precoce e baixo ganho de peso, interferindo assim, no seu desenvolvimento. “O teste da linguinha não tem custo algum, pois não é realizado através de instrumentos. Temos que utilizar todas as alternativas possíveis para prevenir e detectar possíveis doenças nas crianças do município”, disse a vereadora.

            O teste da linguinha foi idealizado pela fonoaudióloga Roberta Martinelli e ganhou projeção nacional pelos benefícios que são ocasionados aos recém-nascidos. Vários municípios já legislaram sobre o assunto, como Brotas e Campinas, além de estados em que leis semelhantes estão em tramitação. O projeto segue para análise e possível sanção do poder executivo municipal.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 12/06/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support