Teste de detecção de língua presa será obrigatório nas maternidades de São José dos Pinhais

Autoria é da vereadora Mari Temperasso

Foi aprovado, na sessão ordinária da Câmara Municipal dessa terça-feira (11), projeto de lei que determina a realização do teste da linguinha, para detectar língua presa em recém-nascidos nas maternidades públicas de São José dos Pinhais. A autoria é da vereadora Mari Temperasso.

De acordo com o projeto, o teste deverá ser feito nas primeiras 24 horas de vida do bebê, antes da alta hospitalar, sendo realizado, por fonoaudiólogo ou profissional de saúde devidamente capacitado. O objetivo principal é diagnosticar precocemente problemas como: dificuldade de sucção na amamentação, deglutinação e, posteriormente, evitar problemas na mastigação e fala.

O frênulo, que é uma pequena prega de membrana mucosa, conecta a língua ao assoalho da boca, possibilitando ou interferindo na livre movimentação da língua dos bebês. Tal defeito pode causar desmame precoce e baixo ganho de peso, interferindo assim, no seu desenvolvimento. “O teste da linguinha não tem custo algum, pois não é realizado através de instrumentos. Temos que utilizar todas as alternativas possíveis para prevenir e detectar possíveis doenças nas crianças do município”, disse a vereadora.

O teste da linguinha foi idealizado pela fonoaudióloga Roberta Martinelli e ganhou projeção nacional pelos benefícios que são ocasionados aos recém-nascidos. Vários municípios já legislaram sobre o assunto, como Brotas e Campinas, além de estados em que leis semelhantes estão em tramitação. O projeto segue para análise e possível sanção do poder executivo municipal.

Assessoria de Imprensa 12/06/2013