Vereadores participam de inauguração da Unidade Paraná Seguro no Guatupê

Primeira UPS de São José dos Pinhais estende-se também à Borda do Campo

         Os vereadores participaram, na manhã desta terça-feira (11), da inauguração da primeira Unidade Paraná Seguro em São José dos Pinhais. A UPS foi instalada no bairro Guatupê e também atenderá a região da Borda do Campo.

            As UPSs são projetos, do governo estadual, de segurança comunitária, que praticam conceitos de polícia cidadã e preventiva, através de aproximação com a população da região em que estão instaladas. Em São José dos Pinhais, foi escolhido o bairro Guatupê porque, segundo a secretaria estadual de segurança, 23% dos crimes violentos ocorridos no município são registrados nessa localidade. Cerca de 30 mil habitantes serão atendidos com segurança efetiva e, futuramente, com projetos de promoção da cidadania.

            O delegado geral da polícia civil no Paraná, Marcus Vinícius Michelotto, afirmou que a presença da polícia no Guatupê, de agora em diante, será permanente. “Serão 30 policiais em operações e rondas constantes. Dessa forma, em conjunto com ações sociais de emprego, esporte, lazer, entre outras, a população poderá viver e trabalhar com mais tranquilidade e paz”, disse.

            O secretário estadual de segurança, Cid Vasques, apresentou dados relativos à violência no Paraná nos últimos cincos meses em relação ao mesmo período de 2010. De acordo com ele, os indicadores são positivos, pois os índices baixaram significativamente. “Esse é o reflexo de um trabalho sério e comprometido do governo. Temos o compromisso de, em parceria com o município, oferecer o máximo de segurança à população”, acrescentou o secretário que, na ocasião, representou o governador Beto Richa.

            O prefeito Setim e o vice-prefeito Toninho da Farmácia também fizeram uso da palavra para agradecer a instalação da UPS pelo governo do estado e destacar o bom trabalho realizado pelas polícias civil e militar do Paraná. “A população de São José dos Pinhais tem crescido cada dia mais e a região do Guatupê é uma das que mais necessita de uma UPS, pois essa é uma reivindicação antiga da comunidade. Esperamos que, em breve, o projeto seja estendido a outras regiões do município que também precisam”, disse Setim.

            Além dos já citados, compareceram a inauguração, o presidente da Câmara, Sylvio Monteiro; os vereadores Luiz Monteiro, Tadeu Camargo, Alberto Setnarsky, Mari Temperasso, Ailton Fenemê, professor Assis, Nina Singer, Lucia Stoco, professor Abelino e Luiz Paulo; os deputados estaduais Francisco Buhrer e Mauro Moraes; o coordenador geral da Comec, Rui Hara; o delegado de polícia civil do município, Gil Rocha Tesserolli; comandantes da polícia civil, militar, guarda municipal e corpo de bombeiros; secretários municipais e líderes comunitários.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 11/06/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support